A edição de número 165 do ONE Championship, realizada na manhã deste domingo (28), em Tóquio (JAP), contou com uma importante ‘dança das cadeiras’. Escalado para enfrentar Shinya Aoki no evento, Sage Northcutt – atleta com passagem pelo UFC – se retirou do card de última hora. O anúncio de sua ausência foi anunciado durante a transmissão do show. E, ao invés do embate ser cancelado, a alta cúpula da empresa agiu rapidamente e sondou John Lineker, que aceitou competir em ‘tempo recorde’. O brasileiro, porém, acabou finalizado ainda no primeiro round (veja abaixo ou clique aqui).
Através da ferramenta ‘stories’ do Instagram (clique aqui), ‘Mãos de Pedra’, como é conhecido, alegou ter sido avisado do confronto uma hora antes de sua realização. Seu adversário de última hora, porém, compete na categoria dos meio-médios (77 kg). Sendo assim, o combate foi transformado em um duelo de ‘peso aberto’ – onde Lineker, que compete com 66 kg normalmente, levou clara desvantagem física. Apesar da coragem, o brasileiro foi finalizado no primeiro assalto e viu sua sequência de duas vitórias ser encerrada.
Entenda a saída de Northcutt do card
O motivo da ausência de Northcutt do ONE 165 não havia sido detalhado durante a transmissão do evento. Desta forma, o ex-lutador do UFC utilizou suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui) para explicar a causa de sua saída repentina do show. De acordo com o americano, dois de seus treinadores tiveram problemas com documentação e não poderiam estar presentes em seu córner no duelo com sede no Japão. Com tal cenário apresentado, ‘Super’, como é conhecido, optou por não competir e pediu desculpas a Shinya Aoki pelo ocorrido.
“Peço desculpas a todos meus fãs e ao meu adversário Shinya Aoki por não lutar essa noite. Houve alguns problemas de última hora com o visto e dois dos meus treinadores e eles estão voltando para os EUA agora. O ONE Championship ofereceu ajuda ao oferecer um treinador campeão mundial de jiu-jitsu como substituto. Mas não ter meus treinadores com quem eu treinei o camp todo contra um dos maiores finalizadores do MMA de todos os tempos não seria ideal para mim. Obrigado Chatri e ONE por darem o melhor para resolverem as coisas de última hora. Peço perdão novamente ao Shinya e a todos que iriam assistir. Sei que o ONE 165 é um card incrível, com talentos mundiais que todos ainda vão curtir”, explicou Sage.
Aos 40 anos, Aoki interrompeu uma sequência de duas derrotas com o mais recente triunfo sobre Lineker. Especialista em jiu-jitsu, o veterano japonês soma mais de 30 vitórias via finalização em sua trajetória como profissional de MMA.