Francis Ngannou marcou época no MMA por conta do seu porte físico avantajado no peso-pesado e poder de nocaute avassalador e, não à toa, passou a ser classificado por parte dos fãs como um dos lutadores mais assustadores da história do esporte. Fora do UFC desde janeiro, o ex-campeão da companhia segue sem definir seu futuro e estuda as ofertas. Atento ao mercado, Chatri Sityodtong, líder do ONE Championship, admite o interesse na contratação do camaronês, mas, ao mesmo tempo, adianta que ele deve se preocupar com a possível concorrência.
Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o cartola reconheceu a qualidade de Ngannou e concordou que ele fez por merecer a fama que conquistou no esporte, de ser um dos lutadores mais perigosos de todos os tempos, mas apostou que o mesmo, apesar de ostentar tal status, encontraria dificuldades em lidar com os tops do peso-pesado do ONE. Confiante no talento que os integrantes de sua organização possuem, Chatri cita Anatoly Malykhin e Marcus Almeida, popularmente conhecido como ‘Buchecha’, como atletas capazes de não só vencer o ex-campeão do UFC, como também de subjugá-lo em ação por conta da dominância que exercem no cage, na base do wrestling e jiu-jitsu, respectivamente.
“Acho que ele vai encontrar dificuldade em nossa divisão. Acho que será um grande desafio para Ngannou. Quando você olha para um cara como Malykhin, que tem 12-0, é ex-wrestler da seleção russa e tem poder para nocautear com um soco, esse é o pior pesadelo para um striker como Ngannou enfrentar, mas, ao mesmo tempo, ele tem um fator ‘X’. Ele é um monstro gigante. Uma estrela em ascensão como Buchecha, acho que ele está 4-0 no ONE e é, sem dúvida, o maior grappler de todos os tempos, 13 vezes campeão mundial de jiu-jitsu. Ele passou por todos os oponentes, tem um wrestling incrível e tem o tipo de estilo que é um pesadelo para Ngannou. Acho que Ngannou vai dominar os pesados das outras organizações. A única divisão dos pesados que vai dar um desafio para ele é a do ONE”, declarou o cartola.
Os feitos de Malykhin e Buchecha
Anatoly Malykhin, de 35 anos, é campeão duplo do ONE Championship, dono do cinturão linear dos meio-pesados e do interino do peso-pesado. No MMA, o russo está invicto, com 12 vitórias, sendo todas pela via rápida (oito por nocaute e quatro por finalização). Já Marcus ‘Buchecha’, de 33 anos, marcou época no jiu-jitsu, conquistando 13 títulos mundiais. Nas artes marciais, o brasileiro disputou quatro lutas, todas pela companhia asiática, e as venceu por via rápida (três por finalização e uma por nocaute).