Entrevistas

Yamasaki analisa polêmica Dean vs Hardy e recorda situação parecida que viveu no UFC

No último sábado (25), o quarto show do UFC na ‘Ilha da Luta’, realizado em Abu Dhabi (EAU), contou com polêmica durante a luta entre Francisco ‘Massaranduba’ e Jai Herbert. Assim que o brasileiro acertou um potente golpe e derrubou o inglês, a demora de Herb Dean para interromper o confronto causou mal estar com Dan Hardy, comentarista do Ultimate, que acusou o árbitro de ter demorado a paralisar a disputa. Atento a tal questão, Mario Yamasaki, que arbitrou por anos duelos na franquia, deu sua visão do fato.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, o ‘Árbitro do Coraçãozinho’ afirmou que seu companheiro de profissão demorou para interromper o duelo. Porém, Yamasaki ressaltou que no calor do momento o árbitro pode ter perdido um pouco da noção da hora correta de paralisar uma luta. O brasileiro também criticou a postura de Dan Hardy, que ao gritar na beira do octógono pode ter atrapalhado o julgamento de Dean.

“Pela TV parece que deveria ter parado antes, mas só sabe quem está lá dentro. Ele está no olho do furacão, vendo tudo de perto, a reação do lutador, seus olhos. Então fica difícil falar, ele viu coisas que não vimos. Quanto o Hardy, deveria ter um pouco mais de classe e não confrontar ali na hora. Eles ficaram no mesmo hotel, poderia ter esperado para falar com ele. Eu não ligo, pois me concentro e não deixo me afetar nos comentários. Mas pode afetar (o desempenho) sim, dependendo do árbitro”, afirmou o brasileiro, antes de revelar que já passou por uma situação semelhante no Ultimate.

“Sim (já aconteceu comigo), com o Matt Hughes quando estava de córner e achou que parei tarde. Ele entrou no octógono para tirar satisfação. Mas o lutador era adversário do dele”, completou.

Mario Yamasaki sabe o que é estar no olho do furacão no UFC. Em 2018, o brasileiro comandou a luta entre Valentina Shevchenko e Priscila Cachoeira, quando a atleta do Quirguistão finalizou a rival no segundo round após aplicar um duro castigo. Naquela época, o paulista sofreu duras críticas, principalmente do presidente do UFC Dana White, e até o momento não voltou a arbitrar uma luta na organização. De acordo com o profissional, o polêmica com ele foi “proposital” e citou o motivo.

“Os lutadores sofrem o mesmo preconceito, mas no meu caso foi para criar polêmica e vender mais pay per view. O negócio é não deixar acontecer polêmica. Aí não tem choro. Mas não me preocupo com isso. Estou lá há mais de 20 anos, já passei por tudo, até de queridinho deles. Talvez (eu tenha sido) injustiçado pela Comissão Atlética que sucumbiu (as vontades) do UFC. Quem me contrata são eles e não o UFC. Na teoria o UFC não teria como impedir, mas…”, completou o árbitro de 56 anos.

O brasileiro adiantou que a pandemia de coronavírus adiou, por ora, seu retorno às competições, mas se colocou à disposição para arbitrar caso receba algum convite. Mario Yamasaki foi um dos pioneiros a apitar lutas do Ultimate e ganhou muita fama dentro da liga. O árbitro, inclusive, foi o responsável por estar à frente do “duelo do século”, entre Anderson Silva e Vitor Belfort, pelo cinturão do peso-médio (84 kg), em 2011.

Matérias Recentes

Edson Barboza faz campanha por luta pelo cinturão BMF contra Max Holloway

Crítico do denominado ‘trash talk’, Edson Barboza evita alfinetar ou provocar adversários para conseguir lutas…

16/05/2024

Casamento secreto no UFC! Luana Pinheiro revela união com Matheus Nicolau

No início desta temporada, Luana Pinheiro viveu um importante momento de sua vida pessoal, revelado…

16/05/2024

Evento estelar! Dana anuncia lutas dos campeões Aspinall e Edwards no UFC Manchester

Nesta quinta-feira (16), Dana White acabou com o mistério e, através das redes sociais (veja…

16/05/2024

Empolgado com vitória, Moicano detona estrela do boxe e reforça desafio a Pimblett

Renato 'Moicano' vive grande fase na carreira e aproveita as oportunidades que surgem. Na última…

16/05/2024

Strickland acusa Borrachinha de não assinar contrato de luta e ataca: “Achei que seria homem”

Um dos lutadores mais polêmicos da atualidade, Sean Strickland constantemente se mostra disposto a causar…

16/05/2024

Moicano aprova estreia vitoriosa em evento de grappling do UFC: “Pode virar minha casa”

Às vésperas de competir no UFC Fight Pass Invitational 7, na última quarta-feira (15), em…

16/05/2024