Entrevistas

Yair Rodriguez exalta evolução do MMA no México: “Será grande como boxe e futebol”

É possível afirmar que o México vive seu melhor momento dentro do UFC, com três campeões simultâneos. Mas o sucesso dos atletas na principal liga de MMA do mundo é apenas um reflexo da evolução da modalidade no país. Ao menos é isso que afirma Yair Rodriguez. Nascido na cidade de Parral (MEX) e dono do cinturão interino dos pesos-penas (66 kg) do Ultimate, ‘El Pantera’, como é conhecido, projeta que, nos próximos anos, as artes marciais mistas podem se equiparar a duas grandes paixões nacionais: o futebol e o boxe.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Yair ressaltou que o crescimento do MMA no país é recente. De acordo com o atleta do UFC, há poucas temporadas, era difícil até mesmo encontrar lugares voltados para a prática da modalidade no México. Com um cenário completamente diferente e favorável em pouco tempo, Rodriguez garante que o céu é o limite para as artes marciais mistas mexicanas.

“Acho que o esporte MMA no México está crescendo e crescendo, cada vez mais. Agora temos dois mexicanos campeões lineares, e eu com o título interino, por ora. Somos muito maiores do que estávamos há quatro, cinco anos. O esporte cresceu muito, eu não sei nem como explicar. Agora você consegue achar academias de MMA, antes você basicamente tinha que se virar sozinho para treinar. Agora temos esses lugares especiais para treinar especificamente o MMA. Nos próximos cinco anos eu acho que o esporte, ao menos no México, se tornará tão grande quanto o boxe. E provavelmente em dez anos será tão grande quanto o futebol, o crescimento é incalculável”, destacou ‘El Pantera’.

Lutando ‘em casa’

No próximo sábado (8), Yair tenta unificar os títulos dos pesos-penas contra Alexander Volkanovski, campeão linear da categoria. Cidade tradicionalmente turística, Las Vegas (EUA), sede do UFC 290, detém uma grande comunidade de mexicanos – até pela proximidade geográfica dos países. Por conta disso, Rodriguez espera ‘lutar em casa’ na ‘T-Mobile Arena’, no evento que também conta com o campeão mexicano Brandon Moreno defendendo o cinturão contra o desafiante Alexandre Pantoja.

“Eu não vejo pressão nisso (em ser o rosto do esporte no México), eu vejo bastante apoio. Isso era algo que queria fazer com a minha vida, representar meu país da melhor forma possível, e é isso que estou fazendo agora. Eu aceito a responsabilidade de fazer isso do melhor jeito possível, para que eu possa dar orgulho ao meu país. Oh, meu Deus. Vocês vão ver. Esperem por isso, será incrível. Não apenas lá (arena), mas as ruas também vão estar abarrotadas de mexicanos, cantando, pulando com a bandeira, será incrível”, projetou Yair.

Alexander Volkanovski e Yair Rodriguez fazem a luta principal do UFC 290. Diante do australiano, o mexicano terá vida dura, já que seu rival nunca foi derrotado ao competir com 66 kg na carreira. Por sua vez, ‘El Pantera’, por conta de seu estilo de luta imprevisível e versátil – sobretudo na trocação – pode representar um dos maiores desafios já enfrentados ‘The Great’ no octógono.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024