Entrevistas

Wanderlei Silva exalta sucesso de biografia e classifica sua história como inspiradora

Há mais de um ano, Wanderlei Silva teve mais um episódio para se orgulhar na sua carreira. Mas dessa vez, o fato aconteceu fora dos cages. Foi lançada a biografia do lutador, chamada ‘Wanderlei Silva – Sem Coleira’, onde detalha histórias marcantes do ‘Cachorro Louco’ e sua trajetória até chegar ao topo do MMA. Atualmente, o livro é um dos mais vendidos na plataformas digital da ‘Amazon’, o que comprova o sucesso que o brasileiro ainda atinge com o público, mesmo sem atuar desde 2018.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Wanderlei Silva comemorou a repercussão positiva do seu livro, que teve Thiago Parijiani e Luis Henrique Gurian como autores, e citou o diferencial que sua biografia pode ter para as demais de outros atletas. O brasileiro revelou que o povo pode se identificar com sua história e se inspirar para alcançar seus sonhos, pois também veio de uma origem humilde e, através de muita batalha, conseguiu chegar à elite da modalidade e ser o melhor do planeta.

“Todas as histórias são minhas mesmo, tem a minha visão do mundo. O que eu queria passar nesse livro é que qualquer um pode fazer a sua história. Não tinha nada para dar certo, não tinha esportista na família, sem incentivo, não tinha habilidade. Eu demorei muito para aprender arte marcial, porque a metodologia da arte marcial na academia não era muito agradável. Por muito tempo ia na academia para ficar apanhando. Uma ou outra eu batia, mas apanhava bastante. O que não é fácil. Foram anos de anos lutando, sem apoio, sem perspectiva. Isso que é a fé, acreditar sem ver”, explicou, emendando.

“Esse livro foi escrito de uma maneira muito pessoal. Isso mostra a dificuldade que foi. Quando vê uma história de superação, alguém comum, que não tinha nada demais, dar certo, desperta a atenção. A gente faz o extraordinário. O que é a superação? É uma super ação. Então ela é feita de esforço, foco, trabalho e muita fé e querer”, concluiu.

Com mais de 20 anos de carreira no MMA, Wanderlei Silva acumulou um cartel de 35 vitórias, sendo 27 por nocaute, 14 derrotas, um empate e um ‘no contest’ (luta sem resultado). Além da trajetória vitoriosa no extinto Pride, onde foi campeão peso-médio, em 2001, e venceu o torneio da categoria, em 2003, o ‘Cachorro Louco’ também teve passagens marcantes pelo UFC, ainda que sem o mesmo destaque conquistado quando atuava pela organização japonesa, onde foi a principal estrela por anos.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026