Entrevistas

Wanderlei Silva exalta sucesso de biografia e classifica sua história como inspiradora

Há mais de um ano, Wanderlei Silva teve mais um episódio para se orgulhar na sua carreira. Mas dessa vez, o fato aconteceu fora dos cages. Foi lançada a biografia do lutador, chamada ‘Wanderlei Silva – Sem Coleira’, onde detalha histórias marcantes do ‘Cachorro Louco’ e sua trajetória até chegar ao topo do MMA. Atualmente, o livro é um dos mais vendidos na plataformas digital da ‘Amazon’, o que comprova o sucesso que o brasileiro ainda atinge com o público, mesmo sem atuar desde 2018.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Wanderlei Silva comemorou a repercussão positiva do seu livro, que teve Thiago Parijiani e Luis Henrique Gurian como autores, e citou o diferencial que sua biografia pode ter para as demais de outros atletas. O brasileiro revelou que o povo pode se identificar com sua história e se inspirar para alcançar seus sonhos, pois também veio de uma origem humilde e, através de muita batalha, conseguiu chegar à elite da modalidade e ser o melhor do planeta.

“Todas as histórias são minhas mesmo, tem a minha visão do mundo. O que eu queria passar nesse livro é que qualquer um pode fazer a sua história. Não tinha nada para dar certo, não tinha esportista na família, sem incentivo, não tinha habilidade. Eu demorei muito para aprender arte marcial, porque a metodologia da arte marcial na academia não era muito agradável. Por muito tempo ia na academia para ficar apanhando. Uma ou outra eu batia, mas apanhava bastante. O que não é fácil. Foram anos de anos lutando, sem apoio, sem perspectiva. Isso que é a fé, acreditar sem ver”, explicou, emendando.

“Esse livro foi escrito de uma maneira muito pessoal. Isso mostra a dificuldade que foi. Quando vê uma história de superação, alguém comum, que não tinha nada demais, dar certo, desperta a atenção. A gente faz o extraordinário. O que é a superação? É uma super ação. Então ela é feita de esforço, foco, trabalho e muita fé e querer”, concluiu.

Com mais de 20 anos de carreira no MMA, Wanderlei Silva acumulou um cartel de 35 vitórias, sendo 27 por nocaute, 14 derrotas, um empate e um ‘no contest’ (luta sem resultado). Além da trajetória vitoriosa no extinto Pride, onde foi campeão peso-médio, em 2001, e venceu o torneio da categoria, em 2003, o ‘Cachorro Louco’ também teve passagens marcantes pelo UFC, ainda que sem o mesmo destaque conquistado quando atuava pela organização japonesa, onde foi a principal estrela por anos.

Matérias Recentes

Anthony Hernandez minimiza provocação polêmica de Strickland antes do UFC Houston

Escalado para enfrentar Sean Strickland na luta principal do UFC Houston, que acontece neste sábado…

20/02/2026

Sean Strickland ativa modo sincerão e entrega Michel Pereira: “Primeiro camp que o vi treinar”

Protagonista, ao lado de Anthony Hernandez, do 'main event' do UFC Houston, Sean Strickland também…

20/02/2026

Esquadrão Brasileiro vence a balança e confirma participação no UFC Houston

A pesagem oficial para o UFC Houston, programado para este sábado (21), foi realizada nesta…

20/02/2026

Merab se manifesta após vídeo sugestivo de Poatan: “Vejo um campeão peso-pesado”

O vídeo recente de Alex Pereira, mostrando o lutador pesando 110 kg, provocou reações imediatas…

20/02/2026

Dan Hooker quebra o silêncio após ser acusado de traição com outro homem

Depois de ver supostos detalhes de sua vida pessoal serem expostos publicamente, o lutador neozelandês…

20/02/2026

Ex-campeão do UFC e Vinícius LokDog trocam farpas e esquentam rivalidade

A recente mudança de categoria de Vinícius Oliveira continua gerando novos capítulos nas redes sociais.…

20/02/2026