Entrevistas

Vivi Araújo destaca papel da psicologia esportiva no controle da pressão dentro do UFC

A pressão que atletas de alto rendimento precisam enfrentar diariamente é algo constante e crescente, dia após dia. E no MMA não é diferente. No UFC, principal liga da modalidade, o cenário se amplia ainda mais a cada desafio enfrentado. Atenta a esse aspecto da dinâmica da carreira de uma lutadora profissional, Viviane Araújo se respalda para conseguir se blindar mentalmente. E para isso, a peso-mosca (57 kg) brasileira utiliza e exalta o papel da psicologia esportiva em sua vida.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, ‘Vivi’, como é conhecida, revelou que já efetua um trabalho de longa data em conjunto com uma psicóloga especializada no âmbito esportivo. E o trabalho, no atual momento, pode ser crucial para o futuro da brasileira no Ultimate. Afinal de contas, apesar de despontar na nona colocação do ranking da categoria, Araújo chega pressionada por três derrotas nas últimas quatro aparições no octógono mais famoso do mundo.

“A pressão sempre vem. Mesmo vindo de vitória, a pressão é consequência de estar (lutando) em alto nível. Mas venho preparando meu psicológico. Trabalho com a minha psicóloga esportiva há sete anos. Ela me conhece muito bem, sabe onde trabalhar, sabe onde a gente tem que ver, para o foco não se desviar ali na hora da luta. O foco tem que ser sempre na luta, fazer uma ótima performance. É o que venho fazendo, manter a frieza. Vamos para cima, sabadão promete!”, destacou Viviane.

Respeito pela compatriota

Para voltar ao caminho das vitórias, Vivi terá que superar um desafio e tanto. Afinal de contas, do outro lado do octógono estará Karine Silva, que segue invicta no Ultimate, com quatro triunfos na empresa. Ciente das credenciais da compatriota, Araújo prega total respeito por ‘Killer’ às vésperas do confronto que reforça o card principal do UFC 309 neste sábado (16), em Nova York (EUA).

“Sim, já é a quarta brasileira que a gente pega (em sequência), sinal que o MMA feminino brasileiro está no topo. Faz parte do trabalho. Essa luta me agradou muito. É uma menina que vai trazer bastante desafio para mim, está vindo com um grande hype, então será uma grande luta. A Karine tem uma boa trocação, um bom chão, é bastante finalizadora. O perigo pode vir de qualquer lugar, mas estou preparada”, projetou a atleta da ‘Cerrado MMA’.

O combate entre Vivi Araújo vs Karine Killer será o único 100% verde-amarelo do card do UFC 309. Além da dupla feminina, outros quatro brasileiros competem no evento sediado em Nova York: Eduarda Ronda, Jhonata Diniz, Maurício Ruffy e Charles Do Bronx. O ‘main event’ da noite fica por conta da disputa entre Jon Jones e Stipe Miocic, que duelam pelo cinturão linear dos pesos-pesados.

Matérias Recentes

Novo alvo! Paulo Borrachinha sugere duelo contra rival ranqueado em fevereiro

Vindo de grande vitória contra Roman Kopylov, em julho desta temporada, Paulo Costa ainda não…

07/12/2025

Conor McGregor mira feito histórico no UFC ao sonhar com Makhachev

Conor McGregor voltou a movimentar o noticiário ao declarar que pretende buscar um feito jamais…

07/12/2025

Novo campeão! Petr Yan vence revanche e encerra reinado de Merab no UFC 323

Petr Yan conseguiu fazer o que parecia impossível: derrotar Merab Dvalishvili. Em uma revanche que…

07/12/2025

Acidente! Alexandre Pantoja desloca o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025