Às vésperas de estrear na principal liga de MMA do mundo, Vinicius Salvador tem muitas pessoas para agradecer pelo sucesso de sua carreira como lutador. Uma delas, porém, se destaca e é conhecida do grande público brasileiro: Amanda Ribas. Companheira de equipe do peso-mosca (57 kg) na ‘Marcelo Ribas Team’, a atleta mineira teve papel crucial para que o ‘Fenômeno’ pudesse pleitear uma vaga no UFC, conforme o próprio revelou em conversa exclusiva com a Ag Fight.
A relação de Vinicius e Amanda, que se conhecem desde a infância, extrapolou apenas o lado profissional dos treinos e alcançou um patamar de amizade e laços fortes. Três anos mais experiente que Salvador, a judoca de Varginha (MG), ao longo de sua carreira, abriu espaços para que seus companheiros de equipe também tivessem a possibilidade de brilhar nos eventos pelos quais ela competia à época. E no Ultimate não foi diferente.
“Eu treino com ela (Amanda Ribas) desde os oito anos de idade (risos). A minha relação com ela é de irmã. Estou treinando com ela há muitos anos, é muito tempo. E graças a ela estou aqui (UFC). Porque ela entrou no UFC e abriu as portas. Ela abriu as portas em todos os eventos, porque ela ia entrando em um evento, abrindo portas, e eu ia atrás. Ela entrou no UFC, graças a Deus, e (depois) eu consegui entrar. Então é graças a ela que estou aqui. Ela me motiva muito nos treinos. Aquele sorriso e alegria contagiam. Isso me ajuda e motiva cada vez mais para chegar onde ela está chegando”, destacou Vinicius.
Revelado pelo Contender Series, Salvador foi contratado pelo Ultimate em agosto de 2022. Sua estreia na companhia presidida por Dana White originalmente foi marcada para dezembro do mesmo ano. No entanto, após não bater o peso e ter uma lesão revelada na semana da luta, Daniel Miojo, seu rival à época, saiu do confronto e a luta foi cancelada. Agora, o brasileiro tem em Victor Altamirano um novo adversário para estrear com o pé direito no UFC deste sábado (25), com sede em San Antonio (EUA).