No último sábado (29), Vinicius Oliveira abriu o card do UFC 303 com uma vitória convincente sobre Ricky Simon – sua segunda em duas lutas dentro do Ultimate. Dono de uma personalidade arrojada também fora dos octógonos, o brasileiro aproveitou o bom momento para ‘fazer barulho’ na categoria dos pesos-galos (61 kg). Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight pós-show, ‘Lok Dog’, como é conhecido, tratou de apimentar ainda mais sua rivalidade com Umar Nurmagomedov e elegeu um novo alvo para o futuro: o ex-campeão e veterano Dominick Cruz.
Sem papas na língua, Vinicius já havia alfinetado o primo de Khabib Nurmagomedov – invicto no MMA profissional – anteriormente. Apesar de ser um dos atletas mais temidos da categoria, o russo se tornou um alvo primário do brasileiro que, à época, acabara de ingressar no Ultimate. Dominick Cruz, por sua vez, se tornou um adversário em potencial na visão de Lok Dog por admiração, e não qualquer tipo de rixa. Com apenas 28 anos, Oliveira quer se testar contra um representante de peso da geração anterior e, enxerga no americano, de 39 anos, uma inspiração.
“Já venho falando há muito tempo, queria o Umar Nurmagomedov. Mas depois dessa luta, ele deve estar em casa agora tremendo de medo de mim, vai ter pesadelo comigo. Porque ele acha que vai me colocar para baixo, mas viu que eu consegui – o Rick Simon é o cara que tem a segunda maior (taxa) de ataque de queda no UFC e não conseguiu me colocar (para baixo). Colocou duas vezes, mas levantei muito rápido. E eu coloquei ele para baixo, não sei quantas vezes. Mesmo não sendo minha especialidade, botei ele para baixo no tempo certo. Então a essa hora o Umar deve estar com medo, acho que ele vai recuar de novo. Perante à mídia, ele fala que quer (lutar), mas ele realmente não quer. Então uma luta boa que eu queria muito seria eu contra o Dominick Cruz. Ex-campeão, um cara que respeito muito. Zero rivalidade, um cara que me inspirou bastante, tem um estilo incrível. Queria ver como seria a nova geração contra a velha geração”, declarou o gaúcho.
Tempo de molho?
Durante o combate com Simon, Lok Dog lesionou ambas as pernas. Apesar de ter o intuito de voltar a competir o quanto antes – com o plano de ainda entrar em ação neste temporada -, o brasileiro destacou que fará exames específicos na região após seu retorno ao Brasil e que a tendência é que fique ao menos algumas semanas ou meses de molho, tratando das contusões oriundas do UFC 303. Visto como uma promessa na categoria até 61 kg, Vinicius detém um cartel de 21 vitórias e três derrotas no MMA profissional.