Vicente Luque agradece confiança de ‘Durinho’ e celebra sucesso também como córner no UFC
No Ultimate desde 2015, Vicente Luque está acostumado a travar batalhas dentro do octógono, embora recentemente tenha mostrado uma outra faceta. Nas últimas apresentações de Gilbert ‘Durinho’, o peso-meio-médio (77 kg) tem acompanhado de perto o compatriota e é um dos seus córners. Tanto que na vitória do amigo contra Tyron Woodley, no dia 30 de maio, ele teve um papel fundamental para o resultado positivo.
“Não acho muito diferente ser córner. Só dá mais um pouco de nervoso, porque nos importamos com quem está lá dentro. Sou córner do ‘Durinho’, além de alguns meninos aqui da ‘Cerrado MMA’. Antes da luta começar é o mais difícil, porque não podemos fazer nada. Eu que sou lutador estou acostumado a estar ali dentro, então nessa hora só posso dar instrução mesmo e isso é difícil, porque queria realizar tudo. Mas como tenho confiança nos atletas e eles em mim, tento passar a minha visão da luta. Então poder fazer parte dessa grande luta foi especial e muito bom ter visto essa performance. Foi a melhor luta dele (‘Durinho’) contra o adversário mais duro. Ver essa evolução foi gratificante”, contou.
Atualmente Gilbert ‘Durinho’ vive sua melhor fase na carreira, com cinco vitórias seguidas no Ultimate e também assumindo o primeiro lugar no ranking dos meio-médios da organização. Boa parte desse sucesso também deve-se a parceria entre os dois lutadores, que já carregam uma amizade de longa data, bem antes deles integrarem o grupo de atletas do UFC.
“Essa relação vem sendo construída ao longo do tempo. Como a gente se conheceu em 2014, foi antes dele entrar no UFC e depois que ele entrou, foi o momento que comecei a ir mais para a Blackzilians. Em 2016, participamos de um mesmo evento, então fizemos o camp juntos, demos muitas dicas um para o outro, para acertar estratégia e tudo. Nesse caminho tivemos perdas, mas isso nos fortaleceu ainda mais e a relação de confiança aumentou. Nas derrotas que precisamos evoluir, a superar, mas nas vitórias temos que manter os pés no chão. A gente comemora, mas depois temos que olhar os erros e ver o que podemos mudar para a próxima luta”, revelou o lutador.
Com esse bom momento de ‘Durinho’ ele se aproxima de uma chance de disputar o título da divisão diante do campeão Kamaru Usman, seu parceiro de equipe na Hard Knocks 365. Com o conhecimento bem de perto dos dois, Vicente demonstrou confiança que o brasileiro tenha o jogo perfeito para desbancar o detentor do título.
“Acredito que ele tenha as ferramentas para ser campeão. O Kamaru é muito completo, tem um wrestling muito forte, só que o ‘Durinho’ tem duas armas que complicam o Kamaru: o chão e a trocação. Então se o Kamaru quiser ficar e pé, o ‘Durinho’ tem a trocação para bater de frente. Se ele quiser ir para o chão, o ‘Durinho’ não vai ser aquele cara que vai ficar parado por baixo, vai tentar uma finalização, ir para as costas ou raspar. É uma luta difícil para o Kamaru nesse sentido. O ‘Durinho’ tem a parte em pé e no chão muito completas, além de ter mostrado ter um gás para aguentar cinco rounds”, completou.
Vicente Luque soma sete vitórias e apenas uma derrota em suas últimas oito apresentações no octógono mais famoso do planeta. Atualmente na 13ª posição no ranking do Ultimate, o brasileiro vem de triunfo por nocaute sobre Niko Pryce, em maio deste ano.