Campeão dominante dos meio-médios (77 kg) do UFC, Kamaru Usman tem novo compromisso para reafirmar sua superioridade na categoria. Neste sábado (20), em Utah (EUA), o nigeriano enfrenta Leon Edwards em sua sexta defesa de título, adversário que conhece muito bem. Contudo, mesmo com a vitória sobre o britânico no primeiro encontro, em 2015, ‘The Nigerian Nightmare’ minimiza seu favoritismo para a revanche e garante que leva o acerto de contas a sério.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Usman reconhece o valor de Edwards e faz questão de pregar respeito ao rival. E a cautela do campeão dos meio-médios do UFC se explica, visto que o desafiante ao título da categoria se encontra em segundo lugar no ranking dela e possui uma sequência de dez lutas sem perder, com nove triunfos e um ‘no contest’ (sem resultado). Sendo assim, ciente da qualidade e do retrospecto do oponente, Kamaru projeta que o novo duelo entre eles seja equilibrado. Vale lembrar que, em 2015, ‘The Nigerian Nightmare’ superou o britânico por decisão unânime. De qualquer forma, o nigeriano segue confiante para o confronto, visto que permanece invicto no UFC e, por mais que elogie ‘Rocky’, crava que o desfecho vai ser o mesmo.
“Acho que tecnicamente estou melhor. Na primeira luta, não estava tão confortável em certas posições, mas agora me sinto bem confortável nelas, não importa a área da luta. Ele é muito bom, trabalhou muito. Ele está melhor na trocação, no grappling, wrestling e mostrou isso nas lutas, mas ele não me enfrentou. Veremos o quanto ele evoluiu quando lutar comigo. Acho que se ele fez o dever de casa, treinou e se preparou bem, o UFC e os fãs vão ver uma luta que nunca viram antes. Será incrível. Mas se ele não fez isso, será uma noite curta, porque fiz o meu trabalho”, declarou o campeão do UFC.
O reinado de Usman nos meio-médios é tão impressionante, que o atleta já dá revanches aos demais tops da categoria. Anteriormente, o campeão dos meio-médios passou por Colby Covington e Jorge Masvidal. Agora, a bola da vez é Edwards, porém o nigeriano ressalta que enfrentar os mesmos rivais não o atrapalha e sim o deixa motivado para provar que segue sendo superior. Invicto no UFC depois de 15 combates disputados e com cinco defesas de título realizadas com sucesso, Kamaru é classificado por parte da comunidade do MMA como um dos melhores lutadores da história do esporte, mas não deixa o sucesso lhe cegar. Tanto que o profissional, que é um astro da modalidade, surpreende ao informar que ainda há espaço para evolução e até lista as áreas que pode aperfeiçoar.
“Podem esperar minha evolução, porque ainda estou aprendendo técnicas, trocação, grappling. Acho que se a oportunidade aparecer, os fãs vão ver algo espetacular. Aprendo no jiu-jitsu, no grappling. Meu treinador Jorge Santigado ainda me pega e finaliza e não gosto muito disso, então ainda tenho muito a aprender e até na parte da trocação. Aprendo a cada dia. Não é difícil manter a motivação. Para mim, é a competição. Ainda sinto o mesmo quando vou enfrentar esses caras, nervosismo, fico assustado. Então, se eu continuar dessa maneira, se conseguir treinar o mais duro que posso, vou manter os mesmos resultados”, concluiu.
Kamaru Usman, de 35 anos, é um dos lutadores mais temidos do MMA. O nigeriano estreou pelo UFC em 2015, disputou 15 lutas e venceu todas. Em 2019, o atleta conquistou o título dos meio-médios. Atualmente, ‘The Nigerian Nightmare’ se encontra no topo do ranking da categoria e no de peso-por-peso da organização. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Leon Edwards, Jorge Masvidal (duas vezes), Rafael dos Anjos, Sean Strickland e Tyron Woodley.