Entrevistas

Usman prega respeito por Edwards, mas valoriza evolução para ampliar legado no MMA

Campeão dominante dos meio-médios (77 kg) do UFC, Kamaru Usman tem novo compromisso para reafirmar sua superioridade na categoria. Neste sábado (20), em Utah (EUA), o nigeriano enfrenta Leon Edwards em sua sexta defesa de título, adversário que conhece muito bem. Contudo, mesmo com a vitória sobre o britânico no primeiro encontro, em 2015, ‘The Nigerian Nightmare’ minimiza seu favoritismo para a revanche e garante que leva o acerto de contas a sério.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Usman reconhece o valor de Edwards e faz questão de pregar respeito ao rival. E a cautela do campeão dos meio-médios do UFC se explica, visto que o desafiante ao título da categoria se encontra em segundo lugar no ranking dela e possui uma sequência de dez lutas sem perder, com nove triunfos e um ‘no contest’ (sem resultado). Sendo assim, ciente da qualidade e do retrospecto do oponente, Kamaru projeta que o novo duelo entre eles seja equilibrado. Vale lembrar que, em 2015, ‘The Nigerian Nightmare’ superou o britânico por decisão unânime. De qualquer forma, o nigeriano segue confiante para o confronto, visto que permanece invicto no UFC e, por mais que elogie ‘Rocky’, crava que o desfecho vai ser o mesmo.

“Acho que tecnicamente estou melhor. Na primeira luta, não estava tão confortável em certas posições, mas agora me sinto bem confortável nelas, não importa a área da luta. Ele é muito bom, trabalhou muito. Ele está melhor na trocação, no grappling, wrestling e mostrou isso nas lutas, mas ele não me enfrentou. Veremos o quanto ele evoluiu quando lutar comigo. Acho que se ele fez o dever de casa, treinou e se preparou bem, o UFC e os fãs vão ver uma luta que nunca viram antes. Será incrível. Mas se ele não fez isso, será uma noite curta, porque fiz o meu trabalho”, declarou o campeão do UFC.

O reinado de Usman nos meio-médios é tão impressionante, que o atleta já dá revanches aos demais tops da categoria. Anteriormente, o campeão dos meio-médios passou por Colby Covington e Jorge Masvidal. Agora, a bola da vez é Edwards, porém o nigeriano ressalta que enfrentar os mesmos rivais não o atrapalha e sim o deixa motivado para provar que segue sendo superior. Invicto no UFC depois de 15 combates disputados e com cinco defesas de título realizadas com sucesso, Kamaru é classificado por parte da comunidade do MMA como um dos melhores lutadores da história do esporte, mas não deixa o sucesso lhe cegar. Tanto que o profissional, que é um astro da modalidade, surpreende ao informar que ainda há espaço para evolução e até lista as áreas que pode aperfeiçoar.

“Podem esperar minha evolução, porque ainda estou aprendendo técnicas, trocação, grappling. Acho que se a oportunidade aparecer, os fãs vão ver algo espetacular. Aprendo no jiu-jitsu, no grappling. Meu treinador Jorge Santigado ainda me pega e finaliza e não gosto muito disso, então ainda tenho muito a aprender e até na parte da trocação. Aprendo a cada dia. Não é difícil manter a motivação. Para mim, é a competição. Ainda sinto o mesmo quando vou enfrentar esses caras, nervosismo, fico assustado. Então, se eu continuar dessa maneira, se conseguir treinar o mais duro que posso, vou manter os mesmos resultados”, concluiu.

Kamaru Usman, de 35 anos, é um dos lutadores mais temidos do MMA. O nigeriano estreou pelo UFC em 2015, disputou 15 lutas e venceu todas. Em 2019, o atleta conquistou o título dos meio-médios. Atualmente, ‘The Nigerian Nightmare’ se encontra no topo do ranking da categoria e no de peso-por-peso da organização. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Leon Edwards, Jorge Masvidal (duas vezes), Rafael dos Anjos, Sean Strickland e Tyron Woodley.

Matérias Recentes

Hall da Fama do UFC questiona “fome” de Do Bronx e aposta em vitória de Holloway

Ex-campeão peso-leve (70 kg) e dono de múltiplos recordes históricos do UFC, como o de…

06/02/2026

Equipe nova! Eduarda Ronda aposta em evolução com treinos ao lado de Virna Jandiroba

Ainda buscando se consolidar na elite do peso-mosca (57 kg) após iniciar sua trajetória no…

06/02/2026

Jean Matsumoto prevê entrada no ranking com vitória sobre rival invicto no UFC Vegas 113

Uma das maiores promessas da nova geração de atletas do MMA nacional, Jean Matsumoto possui…

06/02/2026

Glover aposta em vitória de Poatan em possível superluta com Chimaev: “Nocautearia”

Nos últimos meses, Khamzat Chimaev subiu o tom para tentar promover uma eventual superluta entre…

05/02/2026

Ilia Topuria indica retorno ao UFC após acordo com ex-esposa: “O campeão está de volta”

Ao que tudo indica, o afastamento de Ilia Topuria dos octógonos - motivado por problemas…

05/02/2026

Fraude? Floyd Mayweather processa emissora de boxe e busca quase 2 bilhões de indenização

Um dos atletas mais bem pagos dos últimos tempos, Floyd Mayweather pode ampliar ainda mais…

05/02/2026