Em meados de 2015, Anderson Silva, já consagrado como estrela do MMA profissional, fez uma espécie de profecia para um, até então, desconhecido parceiro de treino. O prospecto era ninguém menos do que Khalil Rountree Jr que, na oportunidade, sequer havia ingressado no Ultimate. Quase uma década depois da previsão de ‘Spider’, que projetava o amigo como campeão da liga presidida por Dana White, o lutador americano terá a chance de transformar o prognóstico do brasileiro em realidade. Afinal, neste sábado (5), em Utah (EUA), ‘The War Horse’ encara Alex Poatan na luta principal do UFC 307, que coloca em jogo o cinturão dos meio-pesados (93 kg) da companhia.
Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight às vésperas do evento, Khalil admite que lembra com clareza da declaração de Anderson. À época, o ex-campeão peso-médio (84 kg) apostou suas fichas no americano, que ainda competia no ‘RFA’. A amizade com Spider rapidamente se transformou em inspiração. Ao ponto de fazer Rountree Jr, inclusive, vestir o short amarelo, característico de atletas brasileiros, em uma de suas lutas no UFC, para homenagear Silva, que eternizou aquelas cores no octógono mais famoso do mundo.
“Sim, usei o short do Brasil porque queria me sentir como o Anderson (Silva). Sim (estava treinando com ele na época). Anderson tem sido um grande irmão para mim há muito tempo, ele sempre conversa comigo, liga para mim em cada camp de luta. E dessa vez (contra o Paul Craig), eu queria me sentir como o Anderson, então ‘vesti Brasil’. Sim (consegui o nocaute). E até mesmo o meu estilo de luta naquela noite, foi um pouco mais solto, estiloso. Ainda converso bastante com o Anderson, falo mais com o Gabriel e o Khalyl, os filhos dele, conversamos toda semana. Às vezes falamos de treinos, mas o Anderson tem estado bastante ocupado ultimamente, está no Brasil se preparando para (lutar) boxe, mas ainda conversamos. Sim, eu me lembro (dessa profecia). Ele pediu para eu sentar ao lado dele e disse ali mesmo (que eu seria campeão um dia). Eu me lembro e penso nisso o tempo todo. É um ótimo dia para se lembrar”, relembrou Khalil.
Sem quedas?
Striker por natureza, Rountree Jr medirá forças contra outro especialista no setor: Alex Pereira. O brasileiro foi bicampeão do GLORY quando competia no kickboxing e agora faz vítimas dentro do MMA com sua experiência e poder de nocaute. Apesar das credenciais de Poatan na trocação, Khalil garante que não evitará a luta em pé tentando, por exemplo, buscar a queda. Antes do combate, inclusive, o treinador do americano ‘apimentou’ o assunto ao opinar que, em sua visão, Poatan quem iria buscar o confronto no solo devido ao perigo que seu pupilo oferece.
“Eu vejo essa luta sendo emocionante. Ele tem poder de nocaute, eu também. Olha as minhas últimas lutas e as dele. Os fãs podem esperar a melhor versão de nós dois, uma luta instigante. Sem quedas. Por que? Sim, é uma promessa (risos). Sem quedas”, projetou ‘War Horse’.
Aos 34 anos, Khalil Rountree Jr chega para a luta mais importante de sua carreira vivendo ótima fase. São cinco vitórias consecutivas no Ultimate que o alçaram ao top 8 dos meio-pesados e permitiram o tão sonhado ‘title shot’. Mas para consolidar a profecia de Anderson Silva e se tornar campeão, o americano precisa desbancar Poatan, que segue invicto na categoria até 93 kg dentro do UFC, com quatro triunfos até então.