Enfrentar um companheiro de equipe não é uma das tarefas mais fáceis para um lutador de MMA. Dentre os fatores que influencia de forma diferente a preparação para o confronto é a possível ausência do fator surpresa, uma vez que os atletas já conhecem qualidades e defeitos um do outro. E é exatamente este cenário que Gilbert ‘Durinho’ encontrará neste sábado (13), quando encara o ex-parceiro de treino Kamaru Usman pelo cinturão dos meio-médios (77 kg) do UFC, em Las Vegas (EUA). No entanto, o brasileiro se empenhou para trazer novidades para surpreender o adversário, como explica seu treinador Daniel Evangelista.
Líder da equipe ‘Cerrado MMA’, Evangelista é uma das figuras constantes no corner de ‘Durinho’ em suas mais recentes apresentações no Ultimate. Apesar de estar em Brasília (DF) e longe da ‘Sandford MMA’, time onde o brasileiro treina diariamente, localizada na Flórida (EUA), o treinador participa ativamente do camp lutador. Por isso, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o profissional revelou qual foi o foco da preparação do atleta para o duelo.
“A equipe trabalha os pontos fortes do atleta. Quando fizemos o planejamento pensamos em potencializar o jiu-jitsu, para vencer as posições que o Kamaru tem de forte e o que ele cede também, mas sempre com a intenção de melhorar os pontos fortes do ‘Durinho’. Trabalhar a parte em pé direcionada ao que o ‘Durinho’ tem de talento para se sobressair ao Kamaru. Tudo foi voltado ao ‘Durinho’. Ele não está indo para anular ou se proteger do Kamaru. Ele está indo para vencer o Kamaru”, relatou Daniel, antes de concluir.
“O ‘Durinho’ tem uma característica que você pode moldar para uma específica luta se você quiser, se for de interesse dele. Ele pode surpreender e tem posições para isso. Ele sempre tem algo diferente no chão. Ele vai ter o chão agressivo, mas pode tirar algo da cartola, sem dúvida, ainda mais em uma luta que eles se conhecem bastante”, completou.
Além da questão de estratégia para luta, um outro ponto também foi questionado para Daniel. Como estaria a cabeça de ‘Durinho’ antes do duelo mais importante da sua carreira? Para o alívio dos torcedores do brasileiro, a resposta não poderia ser a melhor.
“Mentalmente ele está muito bem. São 15 lutas no UFC e a cada luta foi tirando o que precisava melhorar para a próxima e ele tem uma bagagem. Então ele sabe o que tem que fazer. Ele sabe as armas do Kamaru e como ele utiliza isso. Ele está bem condicionado e agora é repetir o que sempre fez na questão de foco, no que tem que dominar”, explicou o também técnico dos atletas do UFC Vicente Luque e ‘Vivi’ Araújo.
Após cinco vitórias seguidas no Ultimate, Gilbert ‘Durinho’ vive sua melhor fase na organização desde que fez sua estreia, em 2015. Em sua última apresentação, em maio do ano passado, o brasileiro, após cinco rounds, superou o ex-campeão da divisão Tyron Woodley por decisão unânime dos jurados, fato que o credenciou a lutar pelo título.