Entrevistas

Treinador detalha como adaptou treinos de Chimaev durante o Ramadã

Em abril deste ano, Khamzat Chimaev fez a luta mais importante de sua carreira até o momento. No UFC 273, o russo superou Gilbert ‘Durinho’, na época número dois do ranking, por decisão dos jurados após uma batalha de três rounds de muita intensidade e que chamou a atenção do mundo do MMA. Mas justamente nos dias anteriores ao combate, o lutador praticou jejum durante o Ramadã, período religioso sagrado para os muçulmanos.

De acordo com seu comprometimento com a religião, Chimaev pratica jejum do nascer ao pôr do Sol (tanto de comida como bebidas), fato que poderia afetar a parte final da preparação para o duelo. Por isso, Alan ‘Finfou’, treinador de jiu-jitsu do meio-médio (77 kg), revelou, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, como a equipe trabalhou para adaptar o treinamento do atleta.

“Às vezes a gente tinha que parar os treinos para ele fazer a oração dele durante o dia. A gente adaptou, fizemos nossos treinos no horário que ele tinha energia, que podia tomar água, se alimentar, que era a parte da noite. A luta já seria a noite, então nos adaptamos ao horário da luta mesmo. Durante o dia a gente ficava mais de boa, não fazia mais nada, deixava ele relaxar. Na reta final de camp a parte mais pesada é o corte de peso, então o Ramadã foi no final mesmo”, afirmou o brasileiro faixa-preta de jiu-jitsu.

De acordo com Finfou, mesmo com a possibilidade do jejum afetar o rendimento de Chimaev na luta, em momento algum foi cogitado um cenário em que o lutador não seguisse com a tradição de seus costumes. O brasileiro destacou inclusive a importância da religião para que ele se mantivesse focado no compromisso.

“Não questiono a fé de ninguém, porque tenho a minha então desejo respeito. É parte da religião deles, então temos que aceitar e respeitar. Para mim foi perfeito, ele bateu o peso de boa. Ele estava convicto que não iria afetá-lo. Ele tinha que fazer, dei todo o suporte, porque se caso ele não fizesse afetaria a parte espiritual e mental”, concluiu.

Invicto no MMA, Khamzat Chimaev, de 27 anos, possui cinco lutas no UFC e ainda está invicto na organização. Após superar John Phillips, Rhys McKee, Gerald Meerschaert e Li Jingliang em sequência, e todos pela via rápida (nocaute ou finalização), o russo conheceu seu primeiro triunfo na carreira por pontos sobre Gilbert ‘Durinho’.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024