Entrevistas

Treinador destaca foco e motivação de Cormier para possível despedida do MMA

O UFC 252, evento programado para este sábado (15), pode marcar o capítulo final da carreira de um dos grandes nomes da história do MMA. Daniel Cormier, que encara Stipe Miocic na luta principal do evento, em disputa do cinturão dos pesos-pesados da liga, possivelmente vai se aposentar do esporte após o duelo. O próprio americano ratificou esse desejo e o brasileiro Leandro Vieira, seu treinador de jiu-jitsu, fez coro ao discurso do competidor.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o responsável por afiar a parte de chão dos atletas da ‘American Kickboxing Academy’, afirmou que não acredita que ‘DC’ possa mudar de ideia após o combate, mesmo que ele reconquiste o cinturão. Leandro adiantou que o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) e dos pesos-pesados está motivado para encerrar a carreira no MMA em grande estilo.

“Acho bem difícil ele voltar a lutar. Eu já achava difícil ele lutar após a última luta. Só acreditei porque ele perdeu. Ele é um cara competidor e isso o levaria à revanche. Então acho que é a última luta dele mesmo. Ele tem treinado e tratado dessa maneira”, afirmou o treinador, antes de destacar a motivação de Cormier para essa despedida.

“Ele está muito bem de cabeça para essa luta. Acho que a motivação dele acaba empolgando o time inteiro. Bacana que ele não está querendo provar nada para ninguém, quer fazer a última luta e sabe que pode ganhar, que as chances são grandes. Está confiante e isso é muito bom. Estamos felizes, embora acho que seja a última caminhada. Estamos enxergando dessa maneira, para que se motive ainda mais”, concluiu.

Na última apresentação de Cormier, em agosto de 2019, justamente contra Miocic, o lutador abandonou a estratégia traçada pela equipe e buscou terminar o combate na troca de golpes em pé. No entanto, ‘DC’ pegou o preço e acabou nocauteado. Porém, de acordo com Leandro, o especialista na luta agarrada não vai mais fugir de suas origens evai  buscar garantir o triunfo em sua zona de conforto.

“É encurtar e botar para baixo. Brincamos que é para sentar em cima do cara para não deixá-lo levantar. Minar a resistência um pouco para, talvez, trocar. Isso é coisa natural dele contra qualquer um. O ‘DC’ abusou da trocação na última luta e ele sabe disso. Depois dessa luta ele veio se desculpar comigo, que não era a maneira correta e nem como treinamos. Dessa vez é manter o normal. O ‘DC’ não é trocador, então é usar o que ele tem de melhor, usando o wrestling, vai abrir espaço para a mão entrar”, explicou.

Outro fator nessa disputa que ‘DC’ pode enxergar de uma maneira positiva é o tamanho do octógono. Pelo evento acontecer nas instalações do UFC Apex, em Las Vegas, o cage é 40% menor do que o oficial e, desta maneira, pode ser benéfico para o seu estilo de luta.

“Pode ser um diferencial. O time do Miocic sabe disso. A gente já conversou sobre isso, o ‘DC’ sabe disso e favorece muito seu estilo. Mas só vamos saber na hora se vai ser um ponto positivo e ajudar. Estamos nos adaptando a essas mudanças”, completou.

Matérias Recentes

Apesar de vitória, Joanderson Tubarão admite falhas no UFC Vegas 112: “Errei muito”

Vindo de duas derrotas consecutivas pela primeira vez dentro do Ultimate, Joanderson Brito chegou para…

15/12/2025

Em ascensão! Luana Santos desafia francesa ranqueada após vitória no UFC Vegas 112

Com apenas 25 anos de idade, Luana Santos se estabelece, dia após dia, como uma…

15/12/2025

Melk Costa admite motivação extra para vencer rival no UFC Vegas 112: “Estava mordido”

Antes mesmo de entrarem em ação no UFC Vegas 112 do último sábado (13), Melquizael…

14/12/2025

Veterano do MMA, Mondragon desaparece após mergulhar em rio no Amazonas

Figura emblemática do MMA nacional, Gerônimo dos Santos está desaparecido desde a manhã do último…

14/12/2025

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025