Entrevistas

Treinador de Tsarukyan contraria pupilo e exalta Do Bronxs: “Maior representante do jiu-jitsu no UFC”

Adversário de Charles Do Bronxs no card centenário do UFC 300, neste sábado (13), em Las Vegas (EUA), Arman Tsarukyan já questionou mais de uma vez a qualidade do lutador brasileiro, até mesmo em relação ao jiu-jitsu do ex-campeão peso-leve (70 kg) da entidade, maior especialidade do paulista. Mas, ao contrário do atleta de ascendência armênia, seu treinador principal – o brasileiro Marcos da Matta, o ‘Parrumpinha’ – parece discordar da opinião do pupilo.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o treinador da equipe ‘American Top Team’ fez questão de elogiar o adversário do seu atleta no UFC 300 e exaltou sua importância no MMA. Para ‘Parrumpa’, inclusive, Charles Do Bronxs é o maior representante do jiu-jitsu na história do Ultimate, acima de nomes consagrados como os também brasileiros Royce Gracie, Hall da Fama e um dos pioneiros do esporte, e Demian Maia, que disputou os cinturões meio-médio (77 kg) e peso-médio (84 kg) da liga.

“Eu sempre falo – às vezes algumas pessoas não concordam comigo – mas eu acho que o Charles é o maior representante do jiu-jitsu na história do UFC. O Royce (Gracie) obviamente teve seu valor, mas na época do Royce ninguém sabia jiu-jitsu. Então, ficava um pouco mais fácil as finalizações, apesar dele lutar com pessoas mais pesadas. Tem o Demian (Maia), que é um cara especialista. Mas as finalizações do Demian são basicamente costas. O Charles tem finalização em todos os lugares: guilhotina, chave de pé, d’arce, anaconda, katagatame, triângulo, panturrilha e também costas”, afirmou o treinador de Tsarukyan.

Confiança na vitória apesar da admiração pelo rival

A admiração pelo rival do seu pupilo é tamanha que Marcos Parrumpinha admite que, caso não fossem adversários no UFC 300, estaria na torcida pelo compatriota. Entretanto, mesmo reiterando que, na sua opinião, Do Bronxs é um oponente mais perigoso do que o próprio atual campeão peso-leve do Ultimate, o russo Islam Makhachev, o treinador de Arman Tsarukyan mostra confiança na estratégia traçada para superar o paulista.

“O Charles é um ídolo nacional, é um cara que até eu admiro, que é meu amigo. Se fosse qualquer outro atleta que eu não treinasse ou da minha academia, eu também ia torcer para o Charles. Mas infelizmente é o negócio que a gente está. Eu sou treinador da American Top Team e ele vai lutar contra um atleta que eu treino já há muito tempo. (…) Preparar alguém (para lutar) contra o Charles é sempre uma tarefa muito difícil. Na minha opinião, o Charles é o mais perigoso da divisão. Mais perigoso até que o Islam (Makhachev). Mas acho que a estratégia que a gente vai tentar botar em prática no dia da luta vai dar certo, e eu estou confiante na vitória”, concluiu.

Charles Do Bronxs e Arman Tsarukyan se enfrentam neste sábado, no card principal do UFC 300, em Las Vegas (EUA), em um importante combate para o peso-leve, que pode dar ao vencedor o próximo ‘title shot’ da categoria. O brasileiro, ex-campeão até 70 kg, é o recordista de vitórias por finalização na história do Ultimate, enquanto o pupilo de Marcos da Matta é um dos mais promissores atletas da divisão nos últimos tempos e sonha com sua primeira disputa de cinturão.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024