Entrevistas

Treinador de Karol Rosa lamenta troca de rival: “Tinha chance de entrar no ranking”

Com duas vitórias consecutivas em sua ainda curta trajetória no UFC, a jovem promessa Karol Rosa foi escalada para encarar seu maior desafio até então, um combate contra a americana Nicco Montaño, primeira campeã peso-mosca (57 kg) da história da organização. No entanto, por razões não divulgadas, a adversária da brasileira foi retirada do evento marcado para acontecer no próximo sábado (6), em Las Vegas (EUA), sendo substituída pela lutadora panamenha Joselyne Edwards, que, assim como a capixaba, dá seus primeiros passos no Ultimate.

A mudança de última hora, além de atrapalhar nos ajustes finais da preparação de Karol, também, ao menos em teoria, faz com que uma possível vitória da brasileira seja menos valorizada, tendo em vista que sua oponente original seria uma ex-campeã do UFC. Por isso, Gilliard ‘Paraná’ – treinador da jovem promessa brasileira na equipe ‘PRVT’ – lamentou a troca de adversárias de sua pupila, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight.

“Acho que lutando contra a Nicco Montaño, a gente tinha uma grande chance de entrar no ranking. Então, nós estamos bastante tristes porque a luta caiu. Agora vamos pegar uma adversária que tem uma luta só no UFC. Esperamos fazer uma grande performance para tentar entrar no ranking, mas as chances são bem menores do que quando era contra a Nicco. Nós não estamos pensando muito nisso agora por causa dessa mudança. Mas um dos grandes incentivos que a gente tinha antes era realmente ranquear (a Karol) depois de ganhar da Nicco”, analisou ‘Mestre Paraná’, como é conhecido.

Outro inconveniente causado pela troca de adversárias tem a ver com a preparação e a estratégia desenvolvidas por Karol e sua equipe. Com características físicas e técnicas bastante diferentes de Nicco Montaño, Joselyne Edwards apresenta um novo desafio que terá que ser superado pela peso-galo (61 kg) brasileira. Nada que pareça incomodar o treinador da capixaba, que apesar de admitir a necessidade de ajustar alguns aspectos trabalhados anteriormente, se mostrou confiante no bom desempenho da pupila.

“Mudou um pouco porque a Nicco (Montaño) era canhota, a gente tinha certeza que a Nicco ia acabar agarrando a Karol. Essa outra menina não tem muito chão, então é mais trocadora e é destra. A gente ajustou um pouco nesse final de camp para poder se realinhar com a nova adversária. Mas com certeza vai ser nocaute ou finalização”, apostou Gilliard Paraná, antes de continuar.

“Acho que a menina tem bastante brecha para o jogo da Karol, tanto em pé quanto no chão. A gente vai procurar o nocaute ou a finalização. Acho que a Karol é melhor do que a adversária na trocação, no chão, no wrestling. A Karol é muito completa, é uma das lutadoras mais completas que eu já treinei. Acho que a gente vai estar com um favoritismo bem grande nessa luta e esperamos concretizar isso”, concluiu.

Aos 26 anos, Karol Rosa acumula 13 vitórias e três derrotas em sua carreira no MMA profissional. Desde que estreou pelo UFC, em agosto de 2019, a brasileira derrotou as compatriotas Lara Procópio e Vanessa Melo, ambas por pontos.

Já sua nova adversária, a panamenha Joselyne Edwards, de 25 anos, possui dez triunfos e dois reveses no cartel. Pelo UFC, a peso-galo conta com apenas uma apresentação, diante de Yanan Wu, onde saiu vitoriosa na decisão dos juízes, em duelo realizado em janeiro deste ano.

Matérias Recentes

À la Poatan, Deiveson pode se aproximar de bicampeonato com vitória no UFC China

Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo faz a luta principal do UFC China em um duelo…

22/11/2024

Saiba como assistir o UFC China, evento com Deiveson Figueiredo na luta principal

Deiveson Figueiredo terá mais um compromisso de extrema importância na carreira. Neste sábado (23), o…

22/11/2024

Sensação do UFC, Carlos Prates abre o jogo sobre infância turbulenta: “Perdi amigos para o crime”

Em menos de um ano e com somente quatro lutas disputadas na organização, Carlos Prates…

22/11/2024

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024