Entrevistas

Treinador de Chimaev, ‘Finfou’ elogia foco de pupilo e mira luta por título em 2021

O ano de 2020 pode ter sido difícil para boa parte da humanidade, devido à pandemia de coronavírus que deixou milhões de mortos e infectados pelo mundo. No esporte, o vírus também influenciou, deixando eventos sem público e com um hiato de tempo para realização de edições. Porém, o UFC, que foi uma das primeiras organizações a retornar suas atividades, viu o nascimento de uma nova sensação: Khamzat Chimaev. O sueco estreou na liga em julho e já chamou a atenção com três vitórias avassaladoras. Mas qual é o segredo desse jovem lutador? Um brasileiro pode ter as respostas.

Alan ‘Finfou’ é um dos treinadores de Chimaev na equipe Allstars Training Center, localizada em Estocolmo (SUE). O profissional, que é faixa-preta de jiu-jisu e afia a arte suave do lutador, revelou, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, que um dos motivos do sucesso do atleta está na sua mentalidade e foco nos treinos.

“O que mais me chama a atenção nele é a disciplina e a vontade de aprender. Ele sabe a importância que o jiu-jitsu tem para a sua carreira, ainda mais com o seu jogo. Nunca tive trabalho de ter explicar isso para ele. Ele já entendeu isso cedo. Então é muito fácil trabalhar com o Chimaev. Ele simplesmente consegue adaptar as informações rápido. E enquanto a posição não estiver muito certa, ele não vai parar de praticar. Ele não para de trabalhar. Não dá dor de cabeça nenhuma. Às vezes temos que mandá-lo embora da academia.  Ele busca algo a mais, porque ele quer algo a mais”, disse o técnico.

Assim que teve destaque no UFC e chamou a atenção de Dana White, presidente da franquia, Chimaev não demorou para soltar uma série de desafios a atletas das categorias dos meio-médios (77 kg) e peso-médio (84 kg). Porém, de acordo com ‘Finfou’, isso não passa de uma artimanha para se manter em alta na questão promocional.

“Ele é muito tranquilo, humilde e tem um coração muito grande. Ele sempre põe o próximo em primeiro lugar. Mas se um atleta quiser chamar a responsabilidade ele precisa agir dessa forma. Não tem outro jeito. Ele está simplesmente dançando a música que está tocando. Ele tem que cumprir, senão fica feio (risos)”, explicou o brasileiro.

Com três vitórias seguidas no Ultimate, Chimaev agora vai ter um teste de fogo na organização. No próximo dia 20 de janeiro, o sueco vai medir forças diante de Leon Edwards, atual número três do ranking dos meio-médios em duelo principal de evento que vai acontecer em Abu Dhabi (EAU). Para ‘Finfou’, o próximo ano tem tudo para ser o de coroação do seu pupilo no UFC, principalmente se mantiver o alto rendimento.

“Estamos trabalhando para isso. É o sonho de todo atleta e treinador se tornar campeão do UFC. Acredito que até ano que vem, da maneira que as coisas estão indo, estaremos disputando o cinturão de uma dessas duas, provavelmente na até 77 kg, porque é a categoria normal dele. Tenho fé que estaremos ali disputando esse cinturão”, afirmou.

Desde que estreou no Ultimate, em julho deste ano, Khamzat Chimaev venceu seus três primeiros compromissos com pouco mais de dois meses e sempre de forma soberana, com nocaute ou finalização. O último triunfo veio ao nocautear Gerald Meerschaert aos 17 segundos de luta, no UFC Las Vegas 11, que aconteceu no dia 19 de setembro.

Matérias Recentes

Ngannou expressa interesse em disputar revanche contra Tyson Fury no boxe

Francis Ngannou finalmente estreou na PFL, em outubro, e, agora, voltou seu foco para o…

23/12/2024

Mike Tyson é processado em R$ 10 milhões por quebra de contrato para lutar contra Jake Paul

Protagonista de inúmeras polêmicas em sua carreira, Mike Tyson está no centro de mais uma.…

23/12/2024

Presidente do Bare Knuckle FC anuncia torneio com premiação de R$ 150 milhões

Depois de receber um reforço de peso em 2024 com a inclusão de Conor McGregor…

23/12/2024

Tyson Fury reclama da pontuação dos juízes em derrota para Oleksandr Usyk

Mesmo se mostrando contrário à implementação de Inteligência Artificial na pontuação de lutas de boxe,…

23/12/2024

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024