Depois da vitória avassaladora de Carlos Prates sobre Geoff Neal, com um nocaute brutal ainda no primeiro round do UFC 319, em Chicago (EUA), os holofotes rapidamente se voltaram para o próximo passo do brasileiro no Ultimate. E, segundo Flávio Álvaro — o ‘Legendário’, treinador do atleta na equipe ‘Fighting Nerds’ —, o adversário ideal para um possível retorno ao octógono no UFC Rio seria Daniel Rodriguez.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o técnico ponderou que, apesar do desejo público de Prates em enfrentar Leon Edwards — ex-campeão dos meio-médios (77 kg) — e do interesse demonstrado por Michael Page, que também venceu no mesmo card, o momento pede uma abordagem mais estratégica. Ainda assim, admitiu não saber quem será, de fato, o próximo oponente de seu pupilo.
“Para mim é o seguinte: ou o Rodriguez, ou o Leon Edwards. Como o Leon está fora de cogitação, não tem como a gente pegar ele no Rio de Janeiro, então a gente vai para cima do Rodriguez”, declarou Legendário, ao destacar que o combate contra o americano oferece o equilíbrio ideal entre desafio técnico e viabilidade.
Na visão do treinador, a escolha por ‘D-Rod’ permitiria ao ‘Pesadelo’, como o brasileiro é conhecido, seguir em ascensão na organização sem correr riscos desnecessários nesta fase da carreira. O paulista voltou a vencer após ter sua invencibilidade quebrada por Ian Garry.
“É uma luta boa. Acho que o Carlos passa por ele bem. O Rodriguez é um cara durável, vai trazer certa dificuldade, mas o Carlos performa em cima dele”, avaliou.
Questão contratual também pesa
Outro ponto levantado por Flávio Álvaro diz respeito ao atual contrato de Carlos com o UFC. Prestes a disputar a última luta do acordo, o brasileiro ainda não recebe bolsas compatíveis com duelos contra grandes nomes da categoria, como Page ou Edwards. Segundo o técnico, para aceitar combates desse porte, seria necessário um reajuste financeiro.
“Vamos pensar no negócio em si. O Carlos está no segundo contrato, é uma bolsa baixa, não está ganhando o suficiente ainda para enfrentar o Page, o Leon… O UFC tem que abrir a maleta. Bota o Rodriguez na nossa frente, vamos dar um nocautaço nele, daqueles que fazem o público pirar. O Carlos é um mágico, um fenômeno. A gente quer ver ele brilhar”, completou.
Pensando em encerrar o ano com impacto e minimizando riscos físicos, a equipe aposta que o americano é o nome certo para consolidar o bom momento vivido pelo brasileiro. O UFC Rio está marcado para o dia 11 de outubro, e, apesar da proximidade, a expectativa é que Prates seja confirmado em breve como mais uma atração do card.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok