Siga-nos

Entrevistas

Treinador de Anderson Silva questiona currículo de Jake Paul: “Nunca foi testado”

Depois de ganhar fama e prestígio com seu trabalho na internet, Jake Paul decidiu mudar de vida e ingressar no boxe profissional, iniciando sua trajetória com cinco vitórias e um sucesso surpreendente também fora do ringue, movimentando milhões de dólares a cada luta e atraindo a atenção da mídia e dos fãs. A grande questão, porém, que ainda gera muitas críticas e desconfiança sobre sua empreitada na nobre arte é a competição enfrentada pelo youtuber até o momento. No entanto, isso deve mudar no dia 29 de outubro, quando a jovem celebridade enfrentará o brasileiro Anderson Silva, ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC, no estado do Arizona (EUA).

O próprio camp do ‘Spider’ trata desse assunto abertamente. Em bate-papo exclusivo com a reportagem da Ag Fight (clique aqui), Luiz Dórea – treinador de boxe de Anderson – ressaltou que, dentro do ringue, por mais que demonstre estar em constante evolução técnica, Jake Paul ainda não havia enfrentado um lutador do calibre do ex-campeão do UFC. Vale lembrar que, em seus primeiros cinco compromissos no ringue como profissional, o astro da internet encarou um youtuber (AnEsonGib), um ex-jogador de basquete da NBA (Nate Robinson), e dois ex-atletas do UFC (Ben Askren e Tyron Woodley, o último em duas oportunidades), ambos oriundos do wrestling e sem características de um striker.

“O Jake é um atleta jovem, forte, tem atitude para poder desafiar tantos campeões. Mas nunca lutou contra um striker. É diferente. O Jake Paul vem treinando, vem evoluindo. Está sendo um trabalho muito bem feito, conduzindo a carreira dele passo a passo, subindo gradativamente. Só que agora ele vai enfrentar uma lenda do MMA. Vai enfrentar um cara com muita experiência, que sempre foi um striker no MMA, especialista em boxe também”, analisou Dórea, antes de continuar.

“Então, o Jake Paul, a gente já viu ele golpeando, golpeia muito bem, é forte, é efetivo. Não tem muitas combinações, mas ele tem um poder nas mãos. Só que, por outro lado, nunca vimos ele sendo golpeado. Então, ele ainda não foi provado dentro do boxe na trocação. Anderson é um striker, sabe se mover, tem o poder de nocaute nas mãos, é um nocauteador nato, é um peso-pesado praticamente, pelo peso dele normalmente, que (fica entre) 90 e 93 kg. Vão lutar na categoria 84,8 kg, no peso-combinado. Mas o Anderson é um peso-pesado que se move como peso-leve, sem perder eficiência nos golpes. Agora, sim, o Jake Paul vai enfrentar um boxeador de verdade”, afirmou o treinador.

Apesar disso, Dórea não deixa de reconhecer o valor agregado pelo youtuber desde sua entrada na nobre arte, um movimento que o experiente treinador considera ter “chegado para ficar”. O projeto de Jake no boxe, por sinal, é bastante ambicioso. Entre seus objetivos, por exemplo, a conquista de um título mundial faz parte dos planos do americano. Para o técnico do ‘Spider’, a jovem celebridade ainda tem um longo caminho pela frente antes de pensar em uma disputa de cinturão e, primeiro, tem que provar diante do ex-campeão do UFC que consegue competir contra um lutador acostumado com a trocação, ao contrário de seus adversários anteriores.

“É um novo normal (que estamos vivendo), um negócio. Tecnicamente, ele tem que evoluir. Acho que o trabalho está sendo feito correto, passo a passo, para ele poder ir aprendendo, ganhando confiança no ringue. É normal isso na evolução de um atleta de boxe, no boxe profissional é normal. Pegar atletas e ir subindo degrau por degrau. Realmente agora ele deu um pulo muito grande, por estar enfrentando o Anderson Silva. Mas o trabalho da equipe dele está sendo feito correto. Com relação a um título mundial, ele primeiro tem que pensar no Anderson, lutar contra um ex-campeão mundial de MMA, um striker, um cara com muita experiência, para poder ver se ele tem condição ou não de dar continuidade à carreira”, declarou Luiz Dórea, antes de completar.

“Atitude ele tem. Promove muito bem os eventos, é muito bom para todo mundo: para a televisão, patrocinadores… Isso é muito bom, esse novo normal, que chegou para ficar. Eu apoio. Só que agora será diferente. Ele vai ser provado de verdade. (…) Vamos ver como ele vai reagir com o passar dos rounds, (se vai) continuar focado, pensando, quando levar golpes duros. Agora realmente ele será testado. Lutará contra um striker. Porque só golpear não faz parte da luta de boxe, o boxeador tem que aprender a golpear e ser golpeado, assimilar e conseguir superar”, concluiu o treinador.

Jake Paul e Anderson Silva se enfrentam no próximo dia 29 de outubro, em evento que será promovido no Arizona, e previsto para ter oito rounds de três minutos. O americano busca manter sua invencibilidade no boxe profissional e provar, contra um striker, que pode competir na modalidade sem escolher a dedo adversários acessíveis para ele, uma das grandes críticas de seus detratores.

Já o brasileiro chega para a luta credenciado pela carreira laureada que construiu no MMA. Considerado por muitos como um dos maiores lutadores de todos os tempos nas artes marciais mistas, Anderson Silva foi campeão peso-médio do UFC entre 2006 e 2013. Depois de finalizar sua passagem pela organização presidida por Dana White, o ‘Spider’ passou a se dedicar exclusivamente ao boxe, um sonho antigo, e já conta com vitórias sobre o ex-campeão mundial Julio Cesar Chavez Jr e Tito Ortiz, além de uma luta de exibição contra o compatriota Bruno ‘Caveira’, em sua apresentação mais recente.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas