Entrevistas

Treinador afirma que pressão de time de Adesanya afastou Whittaker de ‘title shot’

Com três vitórias seguidas no octógono. Robert Whittaker era apontado como o grande favorito para disputar novamente o cinturão dos pesos-médios (84 kg) do Ultimate e fazer a revanche contra Israel Adesanya. Porém, o ex-campeão da categoria foi obrigado a dar um passo atrás. Na última semana, Dana White confirmou que o nigeriano vai duelar com Marvin Vettori no dia 12 de junho, no UFC 263. O motivo? O australiano recusou a oferta de se apresentar na data em questão.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Alex Prates, treinador de Whittaker, afirmou que seu pupilo não tinha tempo hábil para se preparar adequadamente para o combate. Vale destacar que o ex-campeão lutou no último dia 17 de abril e neste momento passa pelo período obrigatório de duas semanas de quarentena em um quarto de hotel na Austrália, de onde só será liberado no dia 5 de maio. De acordo com o técnico brasileiro, a data estipulada foi uma espécie de pressão por parte do time de Adesanya.

“Até pensamos em aceitar a luta dia 12 de junho, mas pedimos só um mês a mais, porque era humanamente impossível. Mas isso foi do camp do Israel, eles que estavam naquela de ser o dia 12 de junho ou nada. Eles colocaram a gente em uma situação que era para dizer não ou entrar na luta que seria um erro total. O Robert corta 26, 28 libras para lutar. Foi um presente de grego”, explicou o brasileiro.

“Não sei como funciona, mas foi essa posição que tivemos com o UFC de tipo: ‘Mas é ele (Adesanya) que dá as cartas?’. E entendemos que é praticamente isso. Dependendo do seu ponto de vista, eles trabalham de maneira inteligente, porque nos botaram em um beco sem saída, mas não compramos a estratégia deles. Não quero chamar de erro ou dizer que somos mais inteligentes que outras pessoas. A gente nunca agiu assim. Estamos aqui para lutar com qualquer um e nunca fizemos isso. Lutar em seis semanas… A pressão deles deu certo. E ele vende né!? É de se entender”, completou.

Essa não foi a primeira vez que Whittaker foi preterido por uma disputa de cinturão. Em outubro de 2020, o lutador era especulado como próximo desafiante após vencer Jared Cannonier. Porém, Adesanaya subiu para a divisão dos meio-pesados (93 kg) em busca de um novo título e adiou os planos. Agora, o ex-campeão venceu Kelvin Gastelum e tinha a expectativa de que teria seu ‘title shot’.

Entretanto, ao que tudo indica, ao menos por enquanto, Robert terá sua chance contra o vencedor da luta entre Adesanya e Vettori. Pelo menos foi o que adiantou Alex Prates. O técnico afirmou que não existe a chance do neozelandês atuar novamente se não for em uma disputa de título.

“O UFC já falou isso com a gente. A gente espera e vamos enfrentar o ganhador do Israel e Vettori. Já foi decidido e está garantido. Mas está garantido que vamos ter a revanche. Não vou dizer que vou torcer para o Israel, mas ele vai lutar com ele independente de título. Se não for nessa, será em uma próxima. Vamos ter a chance de fazer nossa revanche. Sabemos que o Robert vai ter uma performance melhor”, finalizou.

Robert Whittaker é ex-campeão do peso-médio do UFC e dono do primeiro lugar no ranking da divisão. No MMA desde 2009, o atleta disputou 28 lutas, venceu 23 e perdeu cinco vezes. O neozelandês chegou ao posto mais alto do Ultimate em 2017 e ficou nele até 2019, quando foi nocauteado por Israel Adesanya. Depois deste revés, o neozelandês superou Darren Till, Jared Cannonier e Kelvin Gastelum, retomando sua boa fase.

Compartilhar
Publicado por
Carlos Antunes

Matérias Recentes

Diego Lopes e Yair Rodriguez roubam a cena com discussão acalorada na coletiva do UFC 314; veja

Na noite desta quinta-feira (10), no ‘Kaseya Center’, em Miami (EUA), foi realizada a coletiva…

10/04/2025

Evento de MMA inaugura luva que mede força dos golpes em tempo real; entenda

Na noite desta quarta-feira (9), no ‘Clube AABB’, no Rio de Janeiro, foi lançada uma…

10/04/2025

Charles Do Bronx ganha mais um rival pelo título dos leves; entenda

A disputa pelo título dos pesos-leves (70 kg) do UFC segue acirrada, e Charles 'Do…

10/04/2025

Bryce Mitchell promete surra em Jean Silva e transforma rivalidade em assunto pessoal

Bryce Mitchell acredita que Jean Silva está levando a rivalidade entre eles para um nível…

10/04/2025

Cris Cyborg anuncia retorno ao boxe em luta que marca seus 20 anos de carreira

No dia 17 de maio, Cristiane Justino completa oficialmente 20 anos de carreira como lutadora…

10/04/2025

Virna Jandiroba quer carimbar vaga pelo cinturão no UFC 314: “Sou a próxima”

Virna Jandiroba tem um objetivo claro em mente: a brasileira acredita que uma vitória sobre…

10/04/2025