Entrevistas

Treinador cita motivação de Aldo por novo título do UFC: “Quer deixar esse legado”

Após ter perdido o cinturão do peso-pena (66 kg) e ter atravessado um momento de relativa instabilidade na carreira, muito se discutiu qual seria o futuro de José Aldo no MMA. O próprio lutador cogitou uma transição para o boxe, mas no fim das contas, permaneceu no Ultimate. Entretanto, o ‘Campeão do Povo’ fez uma mudança que pegou muita gente de surpresa: desceu para a categoria peso-galo (61 kg) para ir em busca de um novo título.

Essa atitude trouxe uma desconfiança, já que Aldo sempre reclamou sobre o processo de corte de peso dos penas. Então, como iria descer ainda mais? Depois de uma dúvida no ar e com duas derrotas seguidas, para Marlon Moraes e Petr Yan, o brasileiro engatou três triunfos seguidos com atuações de gala, que lembraram o início de carreira do manauara.

Portanto, para ‘Dedé’ Pederneiras, treinador de longa data de Aldo, a experiência fez bem para a carreira do lutador. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o profissional detalhou o motivo da mudança de postura do seu pupilo, que na reta final de sua história no peso-pena, já não demonstrava a motivação de outrora.

“Ele baixou de categoria por uma motivação de ganhar um novo título. A maturidade fez com que ele relaxasse mais. Hoje em dia ele não depende só da luta para sobreviver. Se ele quiser parar amanhã, não vai ter problema financeiro. Então vocês estão vendo um atleta (que luta) pelo amor, pela conquista e pelo legado dele. Ele não está pensando no dinheiro, quer vencer. Lógico que você tem um pagamento que você merece pelo o que fez, mas hoje se perguntar para o Aldo se ele quer o título ou só o pagamento da bolsa, ele vai falar o título. Ele quer deixar esse legado”, explicou o líder da Nova União.

José Aldo estreou pelo UFC em 2011, onde fez 19 lutas, venceu 13 e perdeu seis vezes. Desde a sua primeira apresentação na franquia até 2015, o brasileiro reinou absoluto no peso-pena, até ser superado por Conor McGregor. Em 2016, o brasileiro recuperou o título ao vencer Frankie Edgar, mas no ano seguinte o perdeu para Max Holloway. Atualmente, o atleta se encontra no terceiro lugar no ranking do peso-galo e vem de triunfo sobre Rob Font, em dezembro de 2021, por decisão unânime dos jurados.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024