Entrevistas

Treinador aprova teste de Gustafsson no peso-pesado e elogia Werdum: “Uma lenda”

Em junho de 2019, Alexander Gustafsson anunciou sua aposentadoria do MMA após ser derrotado por Anthony Smith. Na ocasião, o comunicado pegou muitos de surpresa principalmente pela idade do atleta que, aos 33 anos, ainda teria muito a mostrar no octógono. No entanto, após pouco mais de um ano, o sueco mudou de ideia e voltou ao UFC, só que desta vez para se apresentar na categoria peso-pesado. O atleta encara Fabrício Werdum, no quarto evento da ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), neste sábado (25).

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Alan ‘Finfou’ Nasciment, treinador de jiu-jitsu do ex-desafiante ao título do meio-pesado (93 kg), revelou o motivo do europeu ter decidido retornar às competições. O brasileiro afirmou que Gustafsson estava saturado de tantas lutas em sequência e que precisava de um tempo afastado para readquirir a motivação para competir. Como o resultado deste período sabático foi proveitoso, o atleta decidiu se desafiar contra lutadores mais pesados.

“Ele estava passando por problemas pessoais e precisava de um tempo para cuidar. Depois que organizou tudo, se sentiu bem para poder voltar. Na verdade, a decisão de lutar no peso-pesado é simplesmente para não sofrer tanto estresse com o corte de peso. Gustafsson sempre fica entre 110 e 112 kg mesmo lutando na categoria de baixo. Acredito que ele quer se testar com os grandões”, disse ‘Finfou’, antes de completar.

“As características dos atletas de uma categoria e outra são muito diferentes. No peso-pesado existem outros tipos de coisas que podem dificultar, mas se o Alexander conseguir imprimir seu jogo e se sentir bem, eu acredito que ele possa fazer muito boas lutas nessa categoria”, finalizou o faixa-preta de jiu-jitsu.

Para essa luta de Gustafsson, ‘Finfou’ vai ter uma importância extra. Como é o responsável por afiar o jogo de chão do sueco, o treinador adiantou que sabe que precisa estar atento a todos os detalhes, pois Fabricio Werdum é um especialidade na luta agarrada. Para o brasileiro, o gaúcho é o melhor do mundo nessa área.

“Werdum é uma lenda e para mim não existe peso-pesado melhor que ele no chão. Trocamos muitas coisas na preparação e também trouxemos diferentes parceiros de treino. Os treinos estão indo muito bem. De acordo com tudo que precisa ser trabalhado eu posso dizer que o Gustafsson está indo muito bem nos treinos de chão. As estratégias estão sendo montadas e a gente tem fé que as coisas correram ao nosso favor”, contou.

Aos 33 anos, Alexander Gustafsson soma 18 triunfos e seis reveses em sua trajetória como profissional de MMA. Durante sua passagem pelo Ultimate, o sueco disputou o cinturão dos meio-pesados da organização em três oportunidades, derrotado duas vezes por Jon Jones e uma por Daniel Cormier.

Matérias Recentes

Esquentou! Tyson Fury empurra Oleksandr Usyk em última encarada antes da luta; veja

Nesta sexta-feira (17), Tyson Fury e Oleksandr Usyk ficaram frente a frente pela última vez…

17/05/2024

Após ter luta cancelada no Rio, Jean Silva encara Charles Jourdain no UFC 303

Depois da frustração de ficar de fora do card do UFC Rio, realizado no dia…

17/05/2024

Jake Paul promete ‘disciplinar’ Mike Tyson em luta de boxe: “Se lembrará para sempre”

Em julho, no Texas (EUA), Jake Paul tem um compromisso e tanto pela frente em…

17/05/2024

Edson Barboza exibe físico enxuto para vencer a balança do UFC Vegas

O brasileiro Edson Barboza fará seu segundo main event seguido no octógono do UFC neste…

17/05/2024

Mike Tyson debocha de forma física de Jake Paul: “É gordo”

Aos 57 anos, Mike Tyson está prestes a competir novamente no boxe e ostenta uma…

17/05/2024

Faz sentido? Comentarista do UFC sugere mudança nas regras unificadas do MMA; entenda

Uma das vozes mais influentes dos esportes de combate e dono de um dos podcasts…

17/05/2024