Entrevistas

Treinador aprova teste de Gustafsson no peso-pesado e elogia Werdum: “Uma lenda”

Em junho de 2019, Alexander Gustafsson anunciou sua aposentadoria do MMA após ser derrotado por Anthony Smith. Na ocasião, o comunicado pegou muitos de surpresa principalmente pela idade do atleta que, aos 33 anos, ainda teria muito a mostrar no octógono. No entanto, após pouco mais de um ano, o sueco mudou de ideia e voltou ao UFC, só que desta vez para se apresentar na categoria peso-pesado. O atleta encara Fabrício Werdum, no quarto evento da ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), neste sábado (25).

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Alan ‘Finfou’ Nasciment, treinador de jiu-jitsu do ex-desafiante ao título do meio-pesado (93 kg), revelou o motivo do europeu ter decidido retornar às competições. O brasileiro afirmou que Gustafsson estava saturado de tantas lutas em sequência e que precisava de um tempo afastado para readquirir a motivação para competir. Como o resultado deste período sabático foi proveitoso, o atleta decidiu se desafiar contra lutadores mais pesados.

“Ele estava passando por problemas pessoais e precisava de um tempo para cuidar. Depois que organizou tudo, se sentiu bem para poder voltar. Na verdade, a decisão de lutar no peso-pesado é simplesmente para não sofrer tanto estresse com o corte de peso. Gustafsson sempre fica entre 110 e 112 kg mesmo lutando na categoria de baixo. Acredito que ele quer se testar com os grandões”, disse ‘Finfou’, antes de completar.

“As características dos atletas de uma categoria e outra são muito diferentes. No peso-pesado existem outros tipos de coisas que podem dificultar, mas se o Alexander conseguir imprimir seu jogo e se sentir bem, eu acredito que ele possa fazer muito boas lutas nessa categoria”, finalizou o faixa-preta de jiu-jitsu.

Para essa luta de Gustafsson, ‘Finfou’ vai ter uma importância extra. Como é o responsável por afiar o jogo de chão do sueco, o treinador adiantou que sabe que precisa estar atento a todos os detalhes, pois Fabricio Werdum é um especialidade na luta agarrada. Para o brasileiro, o gaúcho é o melhor do mundo nessa área.

“Werdum é uma lenda e para mim não existe peso-pesado melhor que ele no chão. Trocamos muitas coisas na preparação e também trouxemos diferentes parceiros de treino. Os treinos estão indo muito bem. De acordo com tudo que precisa ser trabalhado eu posso dizer que o Gustafsson está indo muito bem nos treinos de chão. As estratégias estão sendo montadas e a gente tem fé que as coisas correram ao nosso favor”, contou.

Aos 33 anos, Alexander Gustafsson soma 18 triunfos e seis reveses em sua trajetória como profissional de MMA. Durante sua passagem pelo Ultimate, o sueco disputou o cinturão dos meio-pesados da organização em três oportunidades, derrotado duas vezes por Jon Jones e uma por Daniel Cormier.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025