Entrevistas

Trash talk sob revisão? Líder da Fighting Nerds propõe recuo após polêmica

O confronto entre Jean Silva e Diego Lopes, realizado recentemente no Noche UFC, chamou atenção não apenas pelo alto nível técnico, mas também pelo clima tenso que antecedeu o combate. A rivalidade foi marcada por provocações e interações intensas durante o período pré-luta. Agora, com o resultado definido — nocaute do brasileiro radicado no México —, a equipe ‘Fighting Nerds’ aproveita o momento para uma reflexão interna.

Em entrevista exclusiva à Ag Fight, Pablo Sucupira, líder da equipe, analisou a postura adotada durante o camp e a semana da luta. Segundo ele, o episódio serviu de aprendizado: o “trash talk” deve partir dos próprios atletas, e não ser alimentado como uma estratégia coletiva.

“Sinceramente, na Fight Week, não achei que houve excesso. Achei que chegamos à luta já com uma imagem de que era uma equipe que estava fazendo muito trash talk. Então, a gente já chegou com um clima de que estávamos falando demais, e qualquer coisa ali era excesso”, avaliou o técnico, antes de continuar.

“Dois companheiros de treino do Jean pararam e estavam encarando ele. E o Diego ficou bravo porque os caras estavam olhando para ele e saiu falando: ‘Mano, por que vocês estão olhando para mim? Não vou lutar com você. Por que você está olhando para mim?’. Cara, olhar é natural. Fica um clima de luta, um clima que é natural antes de os caras saírem na mão. Acho que isso precisa ser algo conduzido pelo atleta, e nisso eu concordo com o Diego Lopes”, completou.

Revanche no radar?

Sucupira também comentou sobre a postura de Lopes após o duelo. Na visão do treinador, o manauara foi respeitoso em manter distância e evitar vínculos com o adversário e sua equipe — o que considera parte do jogo.

“Estou vendo o Diego Lopes falar. Ele ficou na dele o camp inteiro. Preferiu falar depois da luta, e foi uma opção dele. A gente preferiu falar antes, e (agora) é o momento dele. A gente perdeu, tem que ouvir o cara. Ele está sendo respeitoso. Não quer amizade com o Jean e não quer amizade com a gente também. Faz parte e temos que aceitar. Da nossa parte, é treinar, ganhar umas lutas e ver se a gente chega numa revanche com ele”, afirmou.

Mais treino, menos barulho

O técnico acredita que o momento pede uma mudança de postura fora do octógono. Para ele, é hora de retomar o foco no trabalho técnico e evitar protagonismo fora das quatro linhas do cage — algo que, segundo o próprio, começou a ofuscar o real diferencial da equipe. Sucupira lamenta que, em dado momento, a imagem da equipe tenha se resumido a hype e polêmicas, o que não representa os valores da academia.

“Acho que agora, qualquer confusão que tiver com a Fighting Nerds, a gente vai estar errado. Mas agora é ficar de boa, ficar em segundo plano, deixar os atletas brilharem e deixar eles tocarem esse lado aí, e a gente só fazer a contenção e voltar o foco para o que a gente faz tão bem. A gente chegou até o ponto que chegou por causa de como a gente trabalha, como a gente vê os camps, como a gente treina, como a gente estuda a luta — e isso estava ficando em segundo plano. Quando se falava de Fighting Nerds, se falava de hype, de mídia, de confusão — e não é isso. Não é essa a minha essência”, finalizou.

A partir de agora, a estratégia é clara: mais silêncio fora do cage e mais eficiência dentro dele. O plano da academia é permitir que seus atletas conduzam a promoção das lutas da forma que julgarem apropriada, enquanto o time tenta retomar o caminho que o levou à elite do MMA mundial — com disciplina, trabalho e resultados consistentes.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026