Entrevistas

Thompson mostra confiança em defesa de quedas para fugir do jiu-jitsu de ‘Durinho’

O confronto entre Gilbert ‘Durinho’ e Stephen Thompson, marcado para este sábado (10), pelo co-main event do UFC 264, em Las Vegas (EUA), colocará frente a frente dois lutadores que chegaram ao MMA credenciados pelo sucesso conquistado em suas modalidades de origem: jiu-jitsu, no caso do brasileiro, e kickboxing, no caso do americano. E, apesar da evolução de ambos nas demais áreas do MMA, ‘Wonderboy’ não esconde que sua estratégia para sair vencedor passará pela manutenção da luta em pé, evitando a todo custo ser derrubado pelo oponente.

Em conversa com os jornalistas durante o media day do UFC 264 (clique aqui), na última quarta-feira (7), Thompson exaltou a evolução de ‘Durinho’ no MMA, que o transformou em um lutador completo, mas admitiu que sua maior preocupação é realmente o jogo de chão do brasileiro. Ciente de que dificilmente alcançará o mesmo nível do rival na luta agarrada, ‘Wonderboy’ aposta na sua defesa de quedas para anular a principal área de vantagem do faixa-preta sobre ele.

A defesa de quedas, por sinal, tem sido um ponto de destaque do americano em suas últimas apresentações. Desde a derrota para Matt Brown, em 2012, onde foi derrubado pelo oponente cinco vezes, o meio-médio (77 kg) possui um percentual altamente positivo ao impedir seus adversários de levar a luta para o solo, tendo defendido com sucesso 17 das 19 tentativas.

“Ele é duro! Ele é osso duro de roer! Ele é bom em todas as áreas. É meio como me preparar para enfrentar Rory MacDonald de novo. Bom na trocação, ele nocauteia os caras, bom no wrestling, bom no jiu-jitsu. É engraçado. Eu estava pensando: ‘Cara, o jiu-jitsu dele é insano’. Sim, eu nunca vou ser tão bom quanto ele no jiu-jitsu. Eu sou tipo um faixa-marrom. Mas eu tenho confiança na minha defesa de quedas, para manter essa luta em pé. E toda luta começa em pé”, analisou Thompson, antes de completar.

“Vai ser tipo: ‘Não. Eu não vou para o chão. Foi mal”. Eu não quero descer nessa toca de coelho com alguém como esse cara. É algo no qual eu estou melhorando. Eu entrei nesse jogo com 28 anos, e até a minha quinta ou sexta luta no UFC eu meio que estava aprendendo com o bonde andando na parte de wrestling e jiu-jitsu. Eu sou abençoado por estar onde eu estou neste momento. Mas eu estou melhorando todos os dias. Eu sinto que foquei no que funciona para mim”, finalizou.

Após longa carreira no kickboxing, Stephen Thomspon migrou para o MMA em 2010, acumulando, até o momento, um cartel de 16 vitórias, sete delas por nocaute, quatro derrotas e um empate. Por sua vez, Gilbert ‘Durinho’ chegou na modalidade credenciado por suas conquistas no jiu-jitsu, e possui 19 triunfos, sendo seis por nocaute e oito por finalização, além de quatro derrotas, a mais recente delas em disputa pelo título dos meio-médios do UFC, diante do campeão Kamaru Usman, em fevereiro deste ano.

Assim como ‘Durinho’, Thompson também já teve a oportunidade de lutar pelo cinturão até 77 kg do Ultimate. Na primeira oportunidade, em novembro 2016, o americano viu a disputa contra o então campeão Tyron Woodley terminar em empate majoritário. Já na revanche, quatro meses depois, ‘Wonderboy’ acabou superado por pontos, também em decisão majoritária.

Matérias Recentes

Presidente do Bare Knuckle FC anuncia torneio com premiação de R$ 150 milhões

Depois de receber um reforço de peso em 2024 com a inclusão de Conor McGregor…

23/12/2024

Tyson Fury reclama da pontuação dos juízes em derrota para Oleksandr Usyk

Mesmo se mostrando contrário à implementação de Inteligência Artificial na pontuação de lutas de boxe,…

23/12/2024

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024