Entrevistas
Thiago Moisés almeja volta ao ranking dos leves com vitória sobre promessa no UFC Paris
-
por
Gaspar Bruno, no Rio de Janeiro (RJ)
Em bom momento no Ultimate, vindo de duas vitórias consecutivas, Thiago Moisés entra em ação neste sábado (2), no UFC Paris, diante de Benoit St-Denis. Além de aumentar sua sequência de triunfos, o brasileiro almeja retornar para o ranking dos pesos-leves (70 kg) – do qual já fez parte em 2021 -, caso tenha o braço erguido. Mas a missão está longe de ser das mais simples, já que o atleta da ‘American Top Team’ enfrentará uma das maiores promessas do MMA francês em território hostil.
Mas o ‘hype’ de seu próximo adversário não parece incomodar Thiago, pelo contrário. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o lutador paulista avaliou que o bom momento de Benoit – que vem de três vitórias seguidas na liga – é justamente o que pode lhe credenciar por uma vaga no top 15 da categoria em caso de triunfo no UFC Paris. Em sua última aparição, em julho deste ano, o francês finalizou o brasileiro Ismael Bonfim, o ‘Marreta’, em apenas um round.
“Acredito que sim, com certeza uma vitória sobre o Benoit vai me colocar no ranking. É um cara que vem com bastante hype, ganhou do Bonfim, que era um cara que também vinha com bastante hype depois da performance no UFC Rio. Então essa vitória dele sobre o Bonfim elevou mais ainda o nome do Benoit. E por ser um atleta europeu, como não tem muito atleta francês no UFC, ele acaba levando essa responsabilidade de representar a França. Então ele acaba tendo mais holofotes em cima dele por causa disso, mais visibilidade. Então uma vitória em cima dele vai me colocar de volta no ranking”, projetou Moisés.
Rival perigoso e atmosfera desfavorável
Dentro do card principal, a luta entre Thiago e Benoit será a terceira em ordem de importância do evento. Sendo assim, a promessa é de casa cheia quando os dois pesos-leves entrarem em rota de colisão. Ciente do desafio que é enfrentar um rival em seu país natal, o brasileiro pretende não deixar dúvidas na cabeça dos juízes caso o confronto seja definido nas papeletas.
“É um adversário bem completo, ele vem do judô, um cara muito duro. Acho que a principal qualidade dele é ser um atleta muito aguerrido, tem muito coração, força de vontade. É a característica dele. Então vou entrar lá e impor meu ritmo, o meu jogo, tanto na luta em pé quanto no chão, acredito que tenho mais qualidade técnica do que ele. Então é entrar lá com paciência para dominar onde quer que a luta vá, fazer ele lutar no meu ritmo. (…) Com certeza é um fator que pesa. Vou estar lutando com um francês na França. Então tenho que ser bem dominante do início ao fim. Caso vá para a decisão, tem que ser uma vitória bem clara”, avaliou o lutador de Indaiatuba (SP).
Além de Thiago Moisés, Kleydson Rodrigues reforça o ‘Esquadrão Brasileiro’ no UFC Paris. O card no país europeu é liderado pelo confronto de pesos-pesados entre Ciryl Gane e Serghei Spivac. No ‘co-main event’, Rose Namajunas faz sua estreia nos pesos-moscas (57 kg) contra a atleta da casa, Manon Fiorot.
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.