Entrevistas

Técnico de Chimaev destaca desafio contra ‘Durinho’ e cita promessa por finalização

Após quatro vitórias avassaladoras em suas primeiras apresentações no Ultimate, Khamzat Chimaev terá seu primeiro grande teste de fogo na organização. Neste sábado (9), o sueco mede forças com o brasileiro Gilbert ‘Durinho’ Burns, atual número dois do ranking dos meio-médios (77 kg), no UFC 273, evento que será realizado na Flórida (EUA).

Apesar da luta entre Chimaev e ‘Durinho’ não valer um cinturão, ela é aguardada com muita expectativa pelo UFC e fãs, que aguardam ansiosos pela performance do promissor atleta que enfrentará um atleta ranqueado pela primeira vez no octógono. E quem aumentou ainda mais o ‘hype’ do confronto foi Alan ‘Finfou’, treinador do russo naturalizado sueco. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), o profissional destacou o tamanho o desafio do seu pupilo e apostou em um combate eletrizante.

“Com certeza essa será a luta mais difícil e um teste muito grande para o Chimaev, mas como já sabemos disso, fizemos de tudo para toda a preparação ser perfeita. A melhor maneira de respeitar com qualquer um dos rivais que venha a lutar com qualquer um dos meus atletas, é levar um cara muito bem preparado para aquele momento. Sempre admirei o ‘Durinho’, temos uma amizade, já competimos no jiu-jitsu, treinamos juntos, moramos juntos. Conheço o potencial do Durinho e do Chimaev. Se estiverem bem preparados, podem fazer a melhor luta de todos os tempos”, analisou.

Desde que estreou no UFC em 2020, Chimaev tem duas vitórias por nocaute e duas por finalização, o que comprova sua fama de ser um lutador perigoso em todas as áreas. Mas seu estilo de jogo de solo pode ser decisivo contra ‘Durinho’. O brasileiro é ex-campeão mundial da arte suave e tem essa arma como especialidade. De acordo com Finfou, o russo não está assustado em encarar o oponente de igual para igual no chão, tanto que cobrou uma recompensa caso o finalize.

“Ele perguntou para mim se finalizasse o ‘Durinho’ ele pegaria a faixa-roxa (de jiu-jitsu). Eu falei: ‘Está bom, então faz’. A vitória é a mais importante, contanto que seja justa. O foco maior a vitória, mas como treinador de jiu-jitsu, se for por finalização a felicidade é maior (risos). (…) Mas é uma luta que não dá para definir a área que ela vai se desenvolver. Em qualquer área eles podem dar o melhor. ‘Durinho’ é bom de wrestling, trocação e é muito bom de chão. O Chimaev provou que é muito bom em todas essas áreas. Acho que a luta vai ser decidida nos detalhes. Quem errar primeiro, já era”, disse.

Embora conheça de perto o potencial de ‘Durinho’, Finfou destacou sua confiança que Chimaev pode mesmo cumprir o que lhe falou e derrotar o brasileiro em um possível duelo no chão. Para corroborar seu pensamento, o brasileiro relembrou grandes lendas do jiu-jitsu que foram surpreendidas e finalizadas no UFC por rivais de níveis inferiores.

“Acredito que um pode nocautear o outro ou até finalizar mesmo. Tem pescoço? Vai bater se encaixar. Tem braço? Vai dobrar pro lado contrário da junta? Vai quebrar. Quem diria que o Rodolfo (Vieira), (Ronaldo) ‘Jacaré’, Leo Santos fossem serem finalizados? Só falei nomes de fenômenos de jiu-jitsu. Nunca tinha visto eles baterem e aconteceu por caras que… Tirando o ‘Jacaré’, que bateu para um cara (André ‘Sergipano’) que é um fenômeno do jiu-jitsu e do MMA, os outros caras foram por nomes que ninguém levava fé. Estamos trabalhando para buscar finalizações e se a chance aparecer, vai bater sim”, completou.

Invicto no MMA, Khamzat Chimaev, de 27 anos, possui quatro lutas no UFC e se encontra em 11º lugar no ranking dos meio-médios. O sueco estreou pela organização em 2020 e, até o momento, suas vítimas nela foram sobre John Phillips, Rhys McKee, Gerald Meerschaert e Li Jingliang em sequência. A curiosidade é que o competidor venceu os dez combates que disputou na carreira na modalidade pela via rápida (seis por nocaute e quatro por finalização), estatística que prova sua dominância quando atua.

Matérias Recentes

Charles do Bronx detalha nova versão em revanche contra Max Holloway

Charles Oliveira acredita estar diante de um novo capítulo em sua trajetória no UFC. Ex-campeão…

11/02/2026

Campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall passa por cirurgia dupla nos olhos

Quase quatro meses depois de ser alvo de dedadas ilegais aplicadas por Ciryl Gane na…

11/02/2026

Russo, armênio ou georgiano? Arman Tsarukyan esclarece dúvida sobre nacionalidade

Nascido na Geórgia, em uma família com origens na Armênia, e criado na Rússia, o…

11/02/2026

Ex-campeão do UFC relata virada de chave na carreira após encontro com Jon Jones

Um encontro marcante com Jon Jones foi determinante para a trajetória de Aljamain Sterling no…

11/02/2026

Jean Silva reforça desejo de treinar com Ilia Topuria, mas vê cenário complicado

O peso-pena (66 kg) Jean Silva revelou que tem interesse em treinar com Ilia Topuria,…

10/02/2026

Top 10 do meio-médio critica inatividade de rivais e sobra até para Carlos Prates

Atual 9º colocado no ranking meio-médio (77 kg) do UFC, Joaquin Buckley ainda procura um…

10/02/2026