Entrevistas

Técnico de Chimaev destaca desafio contra ‘Durinho’ e cita promessa por finalização

Após quatro vitórias avassaladoras em suas primeiras apresentações no Ultimate, Khamzat Chimaev terá seu primeiro grande teste de fogo na organização. Neste sábado (9), o sueco mede forças com o brasileiro Gilbert ‘Durinho’ Burns, atual número dois do ranking dos meio-médios (77 kg), no UFC 273, evento que será realizado na Flórida (EUA).

Apesar da luta entre Chimaev e ‘Durinho’ não valer um cinturão, ela é aguardada com muita expectativa pelo UFC e fãs, que aguardam ansiosos pela performance do promissor atleta que enfrentará um atleta ranqueado pela primeira vez no octógono. E quem aumentou ainda mais o ‘hype’ do confronto foi Alan ‘Finfou’, treinador do russo naturalizado sueco. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), o profissional destacou o tamanho o desafio do seu pupilo e apostou em um combate eletrizante.

“Com certeza essa será a luta mais difícil e um teste muito grande para o Chimaev, mas como já sabemos disso, fizemos de tudo para toda a preparação ser perfeita. A melhor maneira de respeitar com qualquer um dos rivais que venha a lutar com qualquer um dos meus atletas, é levar um cara muito bem preparado para aquele momento. Sempre admirei o ‘Durinho’, temos uma amizade, já competimos no jiu-jitsu, treinamos juntos, moramos juntos. Conheço o potencial do Durinho e do Chimaev. Se estiverem bem preparados, podem fazer a melhor luta de todos os tempos”, analisou.

Desde que estreou no UFC em 2020, Chimaev tem duas vitórias por nocaute e duas por finalização, o que comprova sua fama de ser um lutador perigoso em todas as áreas. Mas seu estilo de jogo de solo pode ser decisivo contra ‘Durinho’. O brasileiro é ex-campeão mundial da arte suave e tem essa arma como especialidade. De acordo com Finfou, o russo não está assustado em encarar o oponente de igual para igual no chão, tanto que cobrou uma recompensa caso o finalize.

“Ele perguntou para mim se finalizasse o ‘Durinho’ ele pegaria a faixa-roxa (de jiu-jitsu). Eu falei: ‘Está bom, então faz’. A vitória é a mais importante, contanto que seja justa. O foco maior a vitória, mas como treinador de jiu-jitsu, se for por finalização a felicidade é maior (risos). (…) Mas é uma luta que não dá para definir a área que ela vai se desenvolver. Em qualquer área eles podem dar o melhor. ‘Durinho’ é bom de wrestling, trocação e é muito bom de chão. O Chimaev provou que é muito bom em todas essas áreas. Acho que a luta vai ser decidida nos detalhes. Quem errar primeiro, já era”, disse.

Embora conheça de perto o potencial de ‘Durinho’, Finfou destacou sua confiança que Chimaev pode mesmo cumprir o que lhe falou e derrotar o brasileiro em um possível duelo no chão. Para corroborar seu pensamento, o brasileiro relembrou grandes lendas do jiu-jitsu que foram surpreendidas e finalizadas no UFC por rivais de níveis inferiores.

“Acredito que um pode nocautear o outro ou até finalizar mesmo. Tem pescoço? Vai bater se encaixar. Tem braço? Vai dobrar pro lado contrário da junta? Vai quebrar. Quem diria que o Rodolfo (Vieira), (Ronaldo) ‘Jacaré’, Leo Santos fossem serem finalizados? Só falei nomes de fenômenos de jiu-jitsu. Nunca tinha visto eles baterem e aconteceu por caras que… Tirando o ‘Jacaré’, que bateu para um cara (André ‘Sergipano’) que é um fenômeno do jiu-jitsu e do MMA, os outros caras foram por nomes que ninguém levava fé. Estamos trabalhando para buscar finalizações e se a chance aparecer, vai bater sim”, completou.

Invicto no MMA, Khamzat Chimaev, de 27 anos, possui quatro lutas no UFC e se encontra em 11º lugar no ranking dos meio-médios. O sueco estreou pela organização em 2020 e, até o momento, suas vítimas nela foram sobre John Phillips, Rhys McKee, Gerald Meerschaert e Li Jingliang em sequência. A curiosidade é que o competidor venceu os dez combates que disputou na carreira na modalidade pela via rápida (seis por nocaute e quatro por finalização), estatística que prova sua dominância quando atua.

Matérias Recentes

Em má fase, Adesanya é derrubado em treino e preocupa fãs para luta no UFC; veja

Israel Adesanya já era visto com certa desconfiança pela comunidade do MMA para sua próxima…

18/12/2024

Revanche entre Usyk e Fury terá experimento com Inteligência Artificial como juiz; entenda

Uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, a revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson…

18/12/2024

Jake Paul afirma que Nate Diaz está com medo de enfrentá-lo no MMA

Jake Paul brilhou no boxe em 2024 e se consolidou como um dos grandes nomes…

18/12/2024

Sonhador e vizinho de Ramon Dino! Conheça Matheus Camilo, segundo acreano a chegar no UFC

No último sábado (14), mesma data da realização do UFC Tampa - que fechou o…

18/12/2024

De olho no title shot, Virna Jandiroba desafia Yan Xiaonan para luta no UFC

Depois de ficar sem adversária e sem 'title shot', Virna Jandiroba tratou de ajustar os…

18/12/2024

Jon Jones zomba de Colby Covington após desafeto ser derrotado no UFC

Em novembro, Jon Jones defendeu o cinturão linear do peso-pesado do Ultimate pela primeira vez…

18/12/2024