Entrevistas

Super Grand Slam! Mica Galvão exalta ‘ano perfeito’ com título do ADCC: “Abençoado”

Dia após dia, Micael Galvão se consolida como um dos maiores fenômenos da luta agarrada dos últimos tempos. Em junho desta temporada, o brasileiro fez história ao se tornar o atleta mais jovem a conquistar o ‘Grand Slam’ do jiu-jitsu no mesmo ano, se tornando campeão do Brasileiro, do Pan-americano, do Europeu e do Mundial da modalidade. E como se não fosse o bastante, no último fim de semana ‘Mica’ conquistou o único título de grande expressão que lhe faltava: o ADCC. Com a mais recente glória, o jovem de apenas 20 anos alcançou o raro ‘Super Grand Slam’ em 2024 – enfileirando os cinco torneios citados na mesma temporada.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight diretamente de Las Vegas (EUA), após a disputa do ADCC, Mica comemorou o ano até então perfeito e destacou que agora pretende tirar um período para descansar o corpo do alto ritmo de competições. Após bater na trave na edição de 2022, com a medalha de prata, o brasileiro, enfim, conquistou a medalha de ouro na categoria até 77 kg. O prodígio também se aventurou no absoluto, mas não conseguiu chegar até a decisão.

É emocionante demais poder estar ganhando meu primeiro título de ADCC. O título é bacana demais, mas o que importa realmente são as pessoas que estavam ali ao redor de mim. Esse evento tem sido mágico e abençoado. Vi o quanto sou dependente de Deus e meu time para ser a pessoa que sou hoje. Finalmente a jornada foi concluída, conseguimos o ‘Grand Slam’ e agora é se divertir e dar uma relaxada (risos). Estou com 20 anos agora. Não sei como explicar (conquistas tão jovem). Sempre coloco nas mãos de Deus. Em 2022 tive uma derrota, um ano que mexeu e me abalou um pouco. Mas Deus dá as batalhas mais duras aos soldados mais fortes. Se Ele não tinha me dado a vitória naquele ano, é porque ele guardou esse momento especial para cá, em 2024”, exaltou Mica.

Rival e amigo na decisão

Para se consagrar campeão do ADCC, Mica precisou desbancar um velho amigo em um verdadeiro duelo de gerações no tatame. Ex-companheiro de treinos e aos 42 anos de idade, o veterano Vagner Rocha foi o adversário do jovem na grande decisão. Após um duelo bastante movimentado, Galvão conseguiu a finalização nos segundos finais. Logo após o desfecho da luta, uma cena de respeito mútuo entre os competidores levantou o público presente na ‘T-Mobile Arena’ (veja abaixo ou clique aqui).

Eu treinava com o mestrão Vagner, um cara nota mil. Não tem nem como explicar. Fazer a final com ele, coloquei na minha cabeça dois pensamentos: se eu ganhar, tudo bem e se eu perder, tudo bem também. Porque se fosse para perder para alguém, teria que ser para o Vagner. Um pai de família, cristão, um homem de exemplo realmente que peguei e o olho como um cara que venceu na vida, um cara que me inspiro muito. Treinei com ele lá em Miami, trocava muita ideia com ele, até hoje ainda troco. É um cara de coração enorme e que gosta de uma porradaria (risos), então a gente não iria deixar o público com a falta de um lutão. Foi espetacular”, relembrou o brasileiro.

Consolidado como uma das grandes estrelas do jiu-jitsu e grappling da atualidade, Mica Galvão possui outro grande objetivo para os próximos anos. Motivado por sua namorada, Amit Elor, campeã olímpica em Paris 2024 pelos Estados Unidos, o brasileiro quer se aventurar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 defendendo o Brasil na modalidade do wrestling. Agora resta saber se o jovem conseguirá se adaptar ao novo esporte a tempo de alcançar tal objetivo.

Matérias Recentes

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024

Ex-UFC alerta para uso de coquilha em treino após fraturar o pênis

O uso da coquilha é obrigatório em lutas de MMA. Nos treinos, entretanto, o equipamento…

21/12/2024

Ngannou aponta caminho da vitória para Tyson Fury em revanche contra Usyk

Assim como grande parte do mundo das lutas, Francis Ngannou também estará de olho na…

21/12/2024