Afastado dos octógonos há um ano e três meses, Santiago Ponzinibbio volta a competir neste sábado (13), no UFC Denver. E às vésperas do seu combate contra Muslim Salikhov, o lutador de 37 anos não lamenta o período de molho. Muito pelo contrário. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o ‘Argentino Gente Boa’ explicou o lado positivo do hiato na carreira e projetou uma versão aprimorada de si mesmo para espantar a má fase na empresa presidida por Dana White.
Nas últimas quatro apresentações no Ultimate, Santiago conquistou somente uma vitória – contra Alex Morono, ainda em 2022. A fase contrasta com o auge competitivo do argentino na organização – entre 2015 e 2018 -, quando emplacou sete triunfos seguidos e, dentro do top 10 dos meio-médios (77 kg), ganhou força como um possível desafiante ao cinturão. Disposto a voltar a competir neste nível, Ponzinibbio revelou que usou o tempo ‘de molho’ para aprimorar certos aspectos de seu jogo.
“Foi bom (esse tempo afastado). Tinha alguns contratempos que precisavam ser resolvidos. Então usamos esse tempo para realizar grandes melhorias. Aspecto físico, de todos os ângulos. Esse tempo fora te deixa com muita vontade de lutar. Lado mental, físico, técnico. Muito trabalho, não estava de férias, estava trabalhando muito e vou voltar com uma versão diferente. A gente vai ter a oportunidade de ver o Santiago Ponzinibbio em uma versão diferente – que lembrava aquele argentino que vinha de sete vitórias e estava nas cabeças para ser campeão mundial. Vamos ver esse Ponzinibbio esse sábado”, projetou o atleta da ‘American Top Team’.
Melhora no aspecto físico
Um longo período fora do octógono não é novidade para Santiago, que teve sua melhor fase da carreira freada por uma infecção grave, que chegou a representar um risco real de aposentadoria e deixou o argentino inativo por mais de duas temporadas. Em sua volta, em 2021, Ponzinibbio admite que ainda tinha problemas físicos relativos a tal episódio – aos quais alega ter, enfim, solucionado para sua próxima aparição no UFC.
“Tive muitos contratempos, sequelas físicas que não terminava (de tratar). Sempre tinha alguma coisa (atrapalhando). Não estava conseguindo performar da maneira que estava treinando anteriormente. Hoje solucionamos vários problemas, por isso me atrevo a dizer que vamos ver uma nova versão do Santiago Ponzinibbio dentro do octógono. Estou pronto para imprimir meu jogo em todos os campos. Consegui recuperar a mobilidade de antes, aquela intensidade de luta que tenho, aquele volume e pressão constantes. As pessoas vão ver esse Santiago e, com certeza, com mais recursos debaixo da manga para poder surpreender”, resumiu o argentino.
O confronto entre Santiago e Salikhov serve como ‘co-main event’ do UFC Denver. O card deste sábado é liderado pelo duelo entre Rose Namajunas e Tracy Cortez, no peso-mosca (57 kg feminino). O show ainda conta com a participação de três representantes do ‘Esquadrão Brasileiro’: Gabriel Bonfim, Jean Silva e Luana Santos.