Entrevistas

Ronaldo ‘Jacaré’ relembra transição do jiu-jitsu para o MMA e elege lutas históricas

Em 2003, Ronaldo ‘Jacaré’ deu seu pontapé inicial no MMA após construir uma carreira recheada de conquistas no jiu-jitsu. E apesar do sucesso na arte suave, existia na época a expectativa de como o lutador se sairia diante dos testes reais dentro do octógono. Agora, após anunciar sua aposentadoria das artes marciais mistas, o atleta recordou alguns dos principais momentos de sua passagem na modalidade.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui ou veja acima), ‘Jacaré’ relembrou seu processo de transição da arte suave para o MMA. O peso-médio (84 kg) explicou porque sempre acreditou que podia repetir os resultados que conseguiu nos tatames dentro dos cages.

“Sempre soube que ia fazer sucesso no MMA. Eu treinava bem, tinha uma boa pujança física. Sabia do potencial que tinha. Sabia que as coisas iam acontecer. (…) Toda vez que aço algo, faço acreditando em mim, no meu potencial, o que posso e devo fazer. Ter essa satisfação (de migrar com sucesso do jiu-jitsu para o MMA) é muito legal”, disse.

Depois de ter colocado um ponto final na sua carreira no MMA, ‘Jacaré’ elencou os principais momentos que viveu no esporte. O competidor citou três situações em que lhe marcou: uma revanche, uma derrota polêmica e uma conquista de cinturão.

“Mousasi, ele era duríssimo e eu tive uma oportunidade de ter revanche. Foi o único cara que tive a chance de fazer revanche. O duelo com o (Luke) Rockhold também foi legal, foi uma luta dura e sempre eu lembro quando ganhei o cinturão do Strikeforce contra o Tim Kennedy, que foi legal demais”, recordou o atleta de 41 anos.

Ronaldo ‘Jacaré’ se aposentou do MMA com 26 vitórias, 14 delas por finalização, dez derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado) em seu cartel. O peso-médio foi campeão da categoria pelo extinto evento ‘Strikeforce’ e pelo UFC esteve durante anos entre os principais nomes da divisão, mas – por diferentes motivos – nunca teve a oportunidade de disputar o cinturão da maior liga de MMA do planeta.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025