Entrevistas

Renzo Gracie aposta em sucesso de Gordon Ryan no MMA: “Ele vai brilhar”

Um dos principais nomes do jiu-jitsu na atualidade, especialmente nas competições sem quimono, Gordon Ryan foi contratado pelo ONE Championship, evento pelo qual terá sua primeira experiência no MMA. Por isso, assim que o anúncio da chegada do americano foi feito, a expectativa sobre sua performance dentro de um cage se tornou um dos assuntos mais omentados do mundo das lutas.

Para dar mais detalhes da transição de Gordon para o MMA, a reportagem da Ag. Fight entrou em contato com Renzo Gracie, dono da academia em que o americano deu os primeiros passos no jiu-jitsu nos Estados Unidos. O membro da família mais importante da história da arte suave exaltou o profissionalismo de Ryan e afirmou que ele pode repetir o sucesso das competições de luta agarrada em sua nova empreitada.

Vale destacar que a primeira apresentação de Gordon Ryan no ONE Championship já está definida, mas ainda não será no MMA. A estreia do americano na organização vai acontecer no dia 27 de agosto, em uma superluta de grappling contra o astro japonês Shinya Aoki. O confronto será de peso-aberto, ou seja, sem classe de peso definida.

“O Gordon Ryan é aluno nosso desde cedo. Era questão de tempo e agora ele vai brilhar no MMA. Ele é muito técnico, dedicado, um super profissional. Muitas pessoas não conhecem o julgam pelo o que ele fala na internet, mas quando você o conhece percebe que é um dos caras mais educados que já viu na vida. Foi uma maneira que ele achou para chamar a atenção, crescer no esporte e virar o que é hoje. Hoje ele é a maior estrela sem quimono. Então eu sei que ele vai brilhar no MMA porque vai colocar a mesma dedicação e tempo que ele colocou para ser campeão sem quimono”, afirmou Renzo, responsável por graduar John Danaher. treinador de Gordon, à faixa-preta.

Uma das dúvidas que paira quando um atleta migra da luta agarrada para as artes marciais mistas é como ele vai se comportar ao ter que lidar com a troca de golpes traumáticos. Porém, de acordo com Renzo Gracie, Gordon não vai passar por esse problema. A lenda do jiu-jitsu revelou que o americano já foi ‘testado’ no MMA durante treinamentos.

“O que ninguém sabe é que o Gordon Ryan estava ajudando os amigos dele de equipe que estão lutando. Ele estava treinando MMA, apesar de ainda não estar lutando, mas ajudando todo mundo a evoluir. Ele fez sparring, trocou ideia. Temos um centro de artes marciais, que damos acesso a tudo e o Gordon é uma estrela ali dentro. Ele mostrou que a dedicação traz um bom serviço. Ele não vai ficar surpreso em levar soco na cara. Falavam a mesma coisa do Ricardo Almeida e, quando ele estreou no Pride, chocou todo mundo. Quem duvidava da valentia e do jiu-jitsu dele se impressionou, porque ele foi trocar porrada e não vejo o Gordon fazendo diferente não”, finalizou.

Aos 25 anos, Gordon Ryan mora e treina com a equipe de John Danaher em Porto Rico e é atualmente um dos principais nomes do cenário do jiu-jitsu no mundo. O contrato do americano com o ONE prevê tanto combates de grappling, como possíveis lutas no MMA. No entanto, a estreia do atual campeão absoluto do ADCC nas artes marciais mistas ainda segue sem previsão para acontecer.

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025