Entrevistas

Renato Canuto revela inspiração em Charles Do Bronx: “Um dos meus heróis”

No último sábado (25), Renato Canuto precisou de pouco mais de 40 segundos para atropelar Caleb Contreras, pelo card do ‘Tuff-N-Uff 149’, em Las Vegas (EUA), e conquistar a segunda vitória consecutiva desde que estreou como lutador profissional de MMA. Ainda dando seus primeiros passos na modalidade, o campeão mundial de jiu-jitsu busca inspiração em outro destaque da arte suave no mundo das lutas.

Em entrevista ao podcast ‘Direto de Vegas’, da Ag Fight, Canuto citou o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC Charles Do Bronx como uma de suas inspirações no esporte. Também oriundo da Baixada Santista, o faixa-preta acompanha a carreira do conterrâneo desde os primórdios – do início promissor no jiu-jitsu até o sucesso no MMA, onde o atleta da equipe ‘Chute Boxe Diego Lima’ se tornou um dos grandes ídolos nacionais.

“Eu sou do jiu-jitsu, mas eu sou de São Vicente. Eu cresci assistindo o Charles lutando jiu-jitsu, não MMA. O Charles tem uns cinco anos a mais que eu, mas o moleque já era muito solto. Ele foi o primeiro cara que eu assisti de perto e eu falei: ‘C***, esse moleque tem um jiu-jitsu muito legal, muito talentoso’. Um estilo diferente, ele está ali com o gingado. Meu pai fazia o São Vicente Open, ele que organizava, e o Charles vinha competir. Eu o vi pela primeira vez ali. Dali eu fiquei: ‘C***, esse moleque é muito f***’. Ele dava triângulo voador, ele sentava e fazia aquela do Marcelinho, de abrir as pernas e empurrar… Uns bagulhos que eu falava: ‘Que isso! Que jiu-jitsu legal'”, recordou Renato.

“Magro, cego e brabo”

Para além do talento demonstrado por Charles desde jovem nas competições de jiu-jitsu, o biotipo do então franzino lutador também chamou a atenção do pequeno Renato. Mesmo sem aparentar ter características físicas chamativas, Do Bronx – desde novo – apresentava um estilo destemido, que passou dos tatames para o octógono, e levou Canuto a usá-lo como um exemplo no mundo das lutas.

“Ele devia ter uns 16 anos, mas (já) estava lutando de adulto com os caras no absoluto, batendo em todo mundo. Magro, cego – assim como eu. Eu falei: ‘Perfeito! O moleque é cego, magrinho e brabo’. Eu criança, era o que eu precisava. Já assistia o UFC, já assistia não sei o que… Ele foi um dos meus heróis logo no começo. Me espelhei muito nesse estilo do Charles do jiu-jitsu. Do MMA a gente seguiu ele desde a primeira vez que ele foi lutar. O Charles foi um cara que foi fácil olhar e falar: o moleque é do jiu-jitsu agressivo, um jiu-jitsu que vai para dentro. Ele foi lá, lutou com os caras (no GP de estreia no MMA), sem saber trocar porrada, ele nocauteou, derrubou o cara na pancada em uma das lutas – na agressividade”, concluiu.

Campeão de jiu-jitsu

Renato Canuto possui currículo vitorioso nos tatames. Campeão mundial sem kimono em 2017 e campeão mundial de kimono em 2021, o atleta é figura constante nos principais torneios de grappling. Aos 29 anos, o jovem se torna uma das promessas brasileiras no MMA. Morando em Las Vegas (EUA), Canuto lidera sua própria academia de jiu-jitsu e treina striking com Matheus Naccache, ex-técnico de José Aldo.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

No sangue! Filhos de Alex Poatan impressionam em treino com o pai; veja

Acompanhado dos filhos Lohan e Alessandro, Alex 'Poatan' Pereira fez uma pausa nas comemorações de…

26/12/2025

UFC 324: Natália Silva surge como franca favorita nas apostas contra ex-campeã

Atual número dois no ranking peso-mosca (57 kg), Natália Silva foi escalada para enfrentar a…

26/12/2025

Diego Lopes revela como começou a briga com Yair Rodriguez

Às vésperas da luta mais importante da sua vida, na qual tentaria - sem sucesso…

26/12/2025

Anderson Silva pede para Dana White respeitar comunidade do boxe

A nova empreitada de Dana White no boxe - em parceria com o governo da…

26/12/2025

Maurício Ruffy revela ter recusado R$ 48 milhões por religião; entenda

No mundo dos esportes, é comum que esportistas de alto nível recebem ofertas de patrocínio,…

25/12/2025

Comentarista do UFC surpreende ao indicar possível próximo rival de Alex Poatan

Atual campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira já deixou claro que…

25/12/2025