Aos 33 anos de idade, Renan Ferreira terá uma oportunidade única e que vai muito além do mérito desportivo nesta sexta-feira (24). Na data em questão, em Washington (EUA), o lutador brasileiro disputa a final do torneio dos pesos-pesados promovido pela PFL ao longo da temporada de 2023. Caso vença Denis Goltsov, ‘Problema’, como é conhecido, se tornará o campeão da categoria da empresa. Atrelado ao cinturão da liga, vem também um prêmio milionário que, de acordo com o próprio, pode mudar sua vida para sempre.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight durante o ‘media day’ do evento, Renan, que disputa sua primeira decisão de ‘GP’ na PFL, exalta a oportunidade de embolsar o prêmio de 1 milhão de dólares (R$ 4,9 milhões) destinado aos vencedores dos torneios em cada categoria de peso. Além do pagamento imprescindível, o peso-pesado goiano vislumbra as eventuais ‘portas’ que a conquista de um título mundial pode abrir na sua carreira futuramente.
“Se eu disser que (o prêmio) não muda a vida, estaria mentindo. Porque isso (1 milhão de dólares) muda a vida de qualquer um. O prêmio é muito importante, mas também vai muito além do prêmio. Porque essa luta vai proporcionar grandes oportunidades para mim, vai abrir grandes portas. O dinheiro é consequência de todo um trabalho que a gente vem desenvolvendo há muito tempo, um trabalho duro, com seriedade. Estou feliz em ter esse prêmio, essa luz, é uma motivação a mais. Vamos com tudo, buscar isso aí!”, destacou Problema.
Sonho da casa própria
Caso tenha o braço erguido no combate contra o adversário russo, Renan garante que já possui alguns planos para ‘movimentar’ o prêmio milionário. O principal deles já está definido. Com foco em mudar a vida de sua família, o peso-pesado brasileiro projeta realizar o sonho de comprar uma casa própria.
“Tenho vários planos (para o dinheiro), mas também não posso contar todos (risos). Pretendo comprar uma casa para a minha família, porque a gente ainda não tem uma casa própria. É mais família mesmo (prioridade). A gente trabalha em prol da nossa família, para mudar nossa vida e a vida dos nossos filhos. Então isso vai dar um ‘up’ na minha vida”, mirou o goiano.
Às vésperas da possível luta mais importante de sua carreira, Renan Problema acumula um cartel de respeito no MMA profissional. Aos 33 anos, o peso-pesado soma 11 vitórias, três derrotas e três ‘no contest’ (luta sem resultado) em seu histórico na modalidade.