Entrevistas

Raulian recorda reação ao saber de grave lesão e revela motivação para volta ao UFC

O ano de 2020 tinha tudo para terminar de uma grande forma para Raulian Paiva. O peso-mosca (57 kg) do UFC espantou a má fase na organização, após duas derrotas, e engatou dois resultados positivos em sequência. No entanto, antes de ir para a sua terceira apresentação, quando iria encarar Amir Albazi, em outubro, o brasileiro sofreu a lesão mais grave de sua carreira ao romper os ligamentos do joelho durante um treino.

Com isso, o lutador foi obrigado a sair do duelo e passar por um procedimento cirúrgico, com a previsão de retorno ao octógono entre seis a oito meses. Após mais de três meses já de recuperação e fortalecimento muscular, Raulian, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, recordou que demorou para aceitar esse imprevisto e quase colocou a sua carreira em risco ao cogitar atuar mesmo com o joelho rompido.

“Foi um choque. Estava focado e motivado de lutar em outubro. Eu já estava mantendo o peso, a dieta e no ritmo. Ter esse rompimento no joelho foi um choque, até porque já ia viajar para os Estados Unidos para terminar o camp por lá. Eu me machuquei e fiquei uma semana para ver se melhorava e não aconteceu. Quando peguei o resultado do exame não queria acreditar que tinha rompido o ligamento. O médico disse que tinha que fazer a cirurgia, eu até tentei convencer ele para me liberar e que depois da luta eu faria a cirurgia, mas ele não deixou. Me colocou um terror dizendo que poderia romper os outros ligamentos e ficar um ano parado”, afirmou o lutador, antes de afirmar que já aceitou bem a cirurgia e está ansioso para voltar a competir, mas sem acelerar a recuperação.

“Meu psicológico se recuperou depois da cirurgia, pensei positivo. O mais importante era ter feito a cirurgia e sabia que não ia ficar muito tempo longe do octógono. Estou mais motivado, minha cabeça está boa e estar no top 10 me deixa empolgado e ansioso para retornar. Mas tudo no tempo certo e me recuperar 100%”, completou.

Com o andamento da recuperação física, Raulian revelou que já tem feito treinos de boxe e iniciou, com cautela, algumas atividades de jiu-jitsu. A expectativa do atual número dez do ranking dos moscas é poder voltar a atuar em junho ou julho deste ano e admitiu a preferência por encarar nomes que estão a sua frente na lista, para manter a sua boa fase. Além disso, o atleta analisou com animação o andamento da sua categoria.

“Quero dar continuidade ao meu trabalho esse ano de 2021 vai ser de muita glória. É buscar terminar o ano invicto, como 2020. Quero fazer no mínimo duas lutas para recuperar esse tempo. A categoria está bem animada e divertida, então fico muito feliz de ver gente nova aparecendo. isso me deixa até mais motivado. Estou ranqueado e tem muita gente quer meu lugar e me deixa mais focado, para não deixar esses novos atrapalhar meus sonhos. Quero encarar um top 5 ou top 7”, explicou.

Aos 25 anos, Raulian conquistou seu contrato com o UFC através do programa ‘Contender Series’, espantou a má fase inicial na liga e agora soma dois triunfos consecutivos. O último deles foi sobre  Zhalgas Zhumagulov por decisão dos jurados no UFC 251, em evento realizado na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), em julho de 2020. Ao todo, o lutador natural do Amapá acumula 20 vitórias e três reveses em sua carreira.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026