Entrevistas

Raulian recorda reação ao saber de grave lesão e revela motivação para volta ao UFC

O ano de 2020 tinha tudo para terminar de uma grande forma para Raulian Paiva. O peso-mosca (57 kg) do UFC espantou a má fase na organização, após duas derrotas, e engatou dois resultados positivos em sequência. No entanto, antes de ir para a sua terceira apresentação, quando iria encarar Amir Albazi, em outubro, o brasileiro sofreu a lesão mais grave de sua carreira ao romper os ligamentos do joelho durante um treino.

Com isso, o lutador foi obrigado a sair do duelo e passar por um procedimento cirúrgico, com a previsão de retorno ao octógono entre seis a oito meses. Após mais de três meses já de recuperação e fortalecimento muscular, Raulian, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, recordou que demorou para aceitar esse imprevisto e quase colocou a sua carreira em risco ao cogitar atuar mesmo com o joelho rompido.

“Foi um choque. Estava focado e motivado de lutar em outubro. Eu já estava mantendo o peso, a dieta e no ritmo. Ter esse rompimento no joelho foi um choque, até porque já ia viajar para os Estados Unidos para terminar o camp por lá. Eu me machuquei e fiquei uma semana para ver se melhorava e não aconteceu. Quando peguei o resultado do exame não queria acreditar que tinha rompido o ligamento. O médico disse que tinha que fazer a cirurgia, eu até tentei convencer ele para me liberar e que depois da luta eu faria a cirurgia, mas ele não deixou. Me colocou um terror dizendo que poderia romper os outros ligamentos e ficar um ano parado”, afirmou o lutador, antes de afirmar que já aceitou bem a cirurgia e está ansioso para voltar a competir, mas sem acelerar a recuperação.

“Meu psicológico se recuperou depois da cirurgia, pensei positivo. O mais importante era ter feito a cirurgia e sabia que não ia ficar muito tempo longe do octógono. Estou mais motivado, minha cabeça está boa e estar no top 10 me deixa empolgado e ansioso para retornar. Mas tudo no tempo certo e me recuperar 100%”, completou.

Com o andamento da recuperação física, Raulian revelou que já tem feito treinos de boxe e iniciou, com cautela, algumas atividades de jiu-jitsu. A expectativa do atual número dez do ranking dos moscas é poder voltar a atuar em junho ou julho deste ano e admitiu a preferência por encarar nomes que estão a sua frente na lista, para manter a sua boa fase. Além disso, o atleta analisou com animação o andamento da sua categoria.

“Quero dar continuidade ao meu trabalho esse ano de 2021 vai ser de muita glória. É buscar terminar o ano invicto, como 2020. Quero fazer no mínimo duas lutas para recuperar esse tempo. A categoria está bem animada e divertida, então fico muito feliz de ver gente nova aparecendo. isso me deixa até mais motivado. Estou ranqueado e tem muita gente quer meu lugar e me deixa mais focado, para não deixar esses novos atrapalhar meus sonhos. Quero encarar um top 5 ou top 7”, explicou.

Aos 25 anos, Raulian conquistou seu contrato com o UFC através do programa ‘Contender Series’, espantou a má fase inicial na liga e agora soma dois triunfos consecutivos. O último deles foi sobre  Zhalgas Zhumagulov por decisão dos jurados no UFC 251, em evento realizado na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), em julho de 2020. Ao todo, o lutador natural do Amapá acumula 20 vitórias e três reveses em sua carreira.

Matérias Recentes

Ex-campeão do Bellator estreia no wrestling universitário aos 42 anos

Dono de uma carreira vitoriosa, com títulos conquistados no jiu-jitsu e no MMA, Rafael Lovato…

11/01/2026

Jan Blachowicz confia no poder de nocaute de Alex Poatan contra Jon Jones

Ao que parece, até mesmo os rivais de Alex Pereira estão interessados em uma futura…

11/01/2026

Após vitória na Justiça, Ilia Topuria projeta data para retorno ao UFC

Aparentemente, o afastamento de Ilia Topuria dos octógonos não deve durar muito mais tempo. Depois…

11/01/2026

Jiri Prochazka insinua camp para luta de título e aquece rumores sobre futuro de Alex Poatan

O futuro do campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira, se tornou…

10/01/2026

UFC 325: Maurício Ruffy aparece como zebra nas apostas contra Rafael Fiziev

Depois de um começo avassalador no maior evento de MMA do mundo, com direito a…

10/01/2026

Duelo brasileiro! Virna Jandiroba e Tabatha Ricci se enfrentam no UFC Vegas 115

Um duelo 100% verde-amarelo promete estremecer o octógono do UFC Vegas 115, no próximo dia…

10/01/2026