A chegada de Raoni Barcelos ao Ultimate, em 2018, foi cercada de expetativa dos fãs brasileiros. E, no início de sua trajetória, o peso-galo (61 kg) correspondeu à altura, com cinco vitórias seguida na liga. Agora, entretanto, o atleta carioca vive seu momento mais delicado na organização – são três derrotas nas últimas quatro lutas. Para voltar aos trilhos e marchar rumo ao topo, Raoni se inspira em dois compatriotas que fizeram história no UFC: Charles Do Bronx e Glover Teixeira.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight durante o ‘media day’ do UFC Vegas 75, Raoni destacou que Glover e Do Bronx servem como espelho por motivos distintos: longevidade e percalços, respectivamente. Vindo de resultados adversos e aos 36 anos, o peso-galo brasileiro ainda acredita que detém as credenciais necessárias para chegar na elite da categoria.
“É um processo difícil, está um perde e ganha danado. Mas faz parte do processo do atleta, não me abalou mentalmente. Pelo contrário, me deu mais força para poder trabalhar. Estou vindo para a luta com esse pensamento, de virar a página e começar de novo. Altos e baixos, o Charles mostrou para todo mundo que o processo é esse, tem que lutar muito para se tornar campeão. Estou aqui para ser o campeão. O Glover mostrou para todo mundo que com 41 anos, ou até mais um pouco, foi campeão e calou a boca de todo mundo. Idade é só um número, estou me sentindo um garoto”, destacou Raoni.
Confiança em alta
Apesar de vir de derrota por nocaute em janeiro deste ano, contra Umar Nurmagomedov, Raoni esbanja confiança para o combate deste sábado (17), diante de Miles Johns. Mesmo em má fase desportiva, o brasileiro exaltou o lado mental forte como um trunfo em seu favor no duelo que está por vir.
“Estou pronto para o (Miles) Johns, não estou com medo. Acredito que ele nunca pegou um atleta como eu, como venho pegando dentro do UFC. Estou vindo para dar meu melhor. Acredito que estou no ápice da minha carreira, estou bem psicologicamente, fisicamente, mais maduro, com mais experiência. Vamos para a luta e vai dar tudo certo”, projetou Barcelos.
O UFC Vegas 75 conta com participação em peso do ‘Esquadrão Brasileiro’. Além de Raoni Barcelos, outros seis competidores entram em ação no evento para defender o verde-amarelo: Netto BJJ, Gabriella Fernandes, Felipe Bunes, Nicolas Motta, Lucas Almeida e Alessandro Costa.