Siga-nos

Entrevistas

Rafael Macapá celebra volta ao UFC com vitória após travar batalha contra tumor

Depois de ficar afastado dos octógonos por mais de um ano por conta de um problema de saúde, Rafael Estevam brilhou em sua volta à ação no último sábado (15), com uma vitória sobre Jesus Aguilar, pelo card do UFC Vegas 102. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, ‘Macapá’ – como o lutador da equipe ‘Nova União’ é conhecido – celebrou o triunfo e a oportunidade de voltar a competir.

Uma das grandes promessas brasileiras no peso-mosca (57 kg), Rafael Macapá descobriu um tumor na região inguinal após estrear no UFC com uma vitória sobre Charles Johnson, em novembro de 2023. Por sorte, o tumor não era maligno, mas, mesmo assim, o lutador precisou passar por duas cirurgias e outros tratamentos com medicações fortes para se curar.

“Voltei, voltei com vitória, super feliz, espero fazer muito mais esse ano. Estava sentindo falta dessa adrenalina, desse pré-luta que é indescritível, onde você eleva o seu batimento cardíaco, onde nada é igual. Estava sentindo muita falta de poder competir em alto nível. Graças a Deus, eu pude realizar isso hoje. Sigo invicto”, celebrou Rafael.

Mais ativo

Agora, saudável novamente, Rafael Macapá vai em busca de recuperar o tempo perdido. Depois de estrear na temporada 2025 em fevereiro, o peso-mosca brasileiro tem como objetivo ser o mais ativo possível, de preferência com mais dois combates disputados no octógono mais famoso do mundo até o final do ano.

“Preciso manter o leite dos filhos. Tenho que competir mais. Espero fazer mais duas lutas esse ano para eu firmar na organização, ficar firme e ser postulante ao top 5, top 10, que é onde eu mereço ficar”, finalizou.

No MMA profissional desde 2015, Rafael Macapá soma 13 vitórias – sete delas pela via rápida – e nenhuma derrota em seu invicto cartel até o momento. No UFC, o atleta da tradicional equipe ‘Nova União’, a mesma que revelou José Aldo, venceu suas duas primeiras lutas, contra Charles Johnson e Jesus Aguilar.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas