Depois de ficar afastado dos octógonos por mais de um ano por conta de um problema de saúde, Rafael Estevam brilhou em sua volta à ação no último sábado (15), com uma vitória sobre Jesus Aguilar, pelo card do UFC Vegas 102. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, ‘Macapá’ – como o lutador da equipe ‘Nova União’ é conhecido – celebrou o triunfo e a oportunidade de voltar a competir.
Uma das grandes promessas brasileiras no peso-mosca (57 kg), Rafael Macapá descobriu um tumor na região inguinal após estrear no UFC com uma vitória sobre Charles Johnson, em novembro de 2023. Por sorte, o tumor não era maligno, mas, mesmo assim, o lutador precisou passar por duas cirurgias e outros tratamentos com medicações fortes para se curar.
“Voltei, voltei com vitória, super feliz, espero fazer muito mais esse ano. Estava sentindo falta dessa adrenalina, desse pré-luta que é indescritível, onde você eleva o seu batimento cardíaco, onde nada é igual. Estava sentindo muita falta de poder competir em alto nível. Graças a Deus, eu pude realizar isso hoje. Sigo invicto”, celebrou Rafael.
Mais ativo
Agora, saudável novamente, Rafael Macapá vai em busca de recuperar o tempo perdido. Depois de estrear na temporada 2025 em fevereiro, o peso-mosca brasileiro tem como objetivo ser o mais ativo possível, de preferência com mais dois combates disputados no octógono mais famoso do mundo até o final do ano.
“Preciso manter o leite dos filhos. Tenho que competir mais. Espero fazer mais duas lutas esse ano para eu firmar na organização, ficar firme e ser postulante ao top 5, top 10, que é onde eu mereço ficar”, finalizou.
No MMA profissional desde 2015, Rafael Macapá soma 13 vitórias – sete delas pela via rápida – e nenhuma derrota em seu invicto cartel até o momento. No UFC, o atleta da tradicional equipe ‘Nova União’, a mesma que revelou José Aldo, venceu suas duas primeiras lutas, contra Charles Johnson e Jesus Aguilar.