Em outubro de 2022, quando foi finalizado por Islam Makhachev, Charles Do Bronx recebeu críticas por ter viajado até Abu Dhabi (EAU) para enfrentar o russo em ‘território hostil’. Apesar do desfecho desfavorável, o ex-campeão brasileiro dos pesos-leves (70 kg) está disposto a repetir a experiência de olho na reconquista do cinturão que já foi seu. E caso se concretize, a eventual revanche ocorrerá exatamente um ano após a fatídica luta contra o pupilo de Khabib Nurmagomedov.
Depois de tirar um período de férias no fim do ano passado, logo após o duelo contra Makhachev, Charles afirmou, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que, por uma disputa de título, estaria disposto a competir contra Beneil Dariush no dia 10 de junho e, em caso de vitória, já iniciar sua preparação para a possível revanche contra o atual campeão russo imediatamente. O objetivo seria estar preparado e na ‘ponta dos cascos’ no dia 21 de outubro – data já agendada pelo Ultimate para sediar seu card em Abu Dhabi, que provavelmente terá Islam como principal estrela.
“Pelo título, por que não? (sobre enfrentar o Makhachev em Abu Dhabi em outubro) Estou pronto, já fui com 15 dias para lá. Se Deus abençoar e eu vencer (Dariush), vou descer e perguntar para o Dana: “E aí Dana, sou o próximo? Quando é? Outubro?’ Nem quero férias, já volto para casa treinando de novo. Não sei se vai ser agora ou amanhã, mas vou me tornar campeão de novo. Está na minha cabeça e no meu coração”, destacou o atleta paulista.
Tudo ou nada no UFC 289
Para colocar seu plano a médio prazo em prática, Charles terá que passar por um rival à altura no UFC 289. Embalado por oito vitórias seguidas na organização, Beneil Dariush vive a melhor fase de sua carreira. Ciente do desafio que terá pela frente, o maior finalizador da história do Ultimate projetou que o vencedor do ‘co-main event’ do show em Vancouver (CAN), se credenciará como o próximo desafiante da categoria.
“Beneil é um cara que merece todo o respeito do mundo, é gigante. Tem um trocação boa, wrestling e jiu-jitsu bons. É muito calculista. Estou muito feliz, focado, com sede de vitória. Minha fase está gigante, muito boa. Respeito muito ele, sei que vai ser uma grande guerra. Mas vou lá para mostrar que o leão dos pesos-leves continua vivo e faminto. O cara que vai me levar ao título é o Beneil Dariush. Com certeza vencendo ele, sou o próximo da fila de novo, não tem como não ser. Colocaram os dois caras que estão na boca do gol pelo título para se enfrentarem e ver quem é o próximo”, avaliou Charles.
Aos 33 anos, Do Bronx é o atual número 1 do ranking dos pesos-leves, além de ser o atleta brasileiro mais popular em atividade no MMA. Ex-campeão, o especialista de jiu-jitsu soma 33 vitórias, nove derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado) no cartel.