Depois de ficar quase três anos parado com problemas físicos e de saúde, Santiago Ponzinibbio retornou ao Ultimate em 2021 decidido a recuperar o tempo que ficou ausente do octógono. Neste sábado (11), no UFC 269, diante de Geoff Neal, o argentino vai para a sua terceira luta na temporada e projeta engatar novamente uma série de triunfos.
O ‘Argentino Gente Boa’, em declaração ao ‘media day’ do UFC 269 (clique aqui), que contou com a presença da reportagem da Ag. Fight, destacou a felicidade de ter conseguido se manter mais ativo em 2021 e ressaltou o plano de recuperar seu espaço na divisão dos meio-médios (77 kg). Além disso, o ex-TUF Brasil 2 adiantou sua confiança de que, com mais uma vitória, possa entrar na briga por uma disputa de cinturão na categoria.
“Estava com o sentimento de ter perdido 26 meses da minha carreira quando eu estava no meu auge e foi muito frustrante para mim. Ver caras que estavam atrás de mim, como (Leon) Edwards, (Vicente) Luque subindo e se aproximando de chance por título. Eu ser removido do ranking. Foi uma frustração grande e quero estar ativo para mostrar o atleta que sou. Estou pronto para fechar o ano com chave de ouro”, disse, emendando.
“Ganhei oito das últimas nove lutas, (se vencer a próxima) vai ser nove de dez, nocauteando muita gente, ganhando do Miguel Baeza, que estava invicto. Fui o primeiro cara a ganhar do Sean Strickland. Procura aí algum cara que tenha vencido nove de dez que não lutou pelo título. Então acho que essas posições no ranking às vezes não fazem sentido, mas faço um bom trabalho na divisão”, completou o sul-americano.
Mas antes de subir no octógono, Ponzinibbio teve um susto. Uma semana antes do evento, Neal foi preso por dirigir embriagado, o que deixou o combate à perigo. Depois de ter a confirmação da organização, o argentino pôde se tranquilizar, mas não deixou de mandar seu recado ao americano em relação ao que espera do duelo.
“Sou mais completo e mais técnico em pé que ele, além de superior tecnicamente e fisicamente. Também tenho a experiência e tudo isso vai ficar a meu favor”, concluiu.
Santiago Ponzinibbio é o principal atleta argentino no UFC. O ‘hermano’ estreou no MMA em 2008, disputou 32 lutas, venceu 28 e perdeu quatro. O ‘Argentino Gente Boa’ se destacou ao participar da segunda edição do TUF Brasil e, consequentemente, passou a integrar o Ultimate. A mais recente atuação do lutador, que ocupa o 14º posto do ranking da categoria, aconteceu em junho deste ano, quando superou Miguel Baeza por pontos.