Entrevistas

Polyana Viana exalta influência dos animes como inspiração para dar volta por cima no UFC

A lutadora do UFC Polyana Viana encontrou nos animes mais do que uma válvula de escape do cotidiano: viu ali espelhos da própria trajetória. Crescida em meio às dificuldades e hoje dona de um cartel de 13 vitórias no MMA profissional, ela enxerga em personagens como Naruto e Luffy a mesma força de superação que a levou ao maior palco do esporte de combate.

Fã desde a infância, a paraense passou a compartilhar o gosto com o filho, redescobrindo histórias que hoje carrega na pele em forma de tatuagem. Para ela, o universo dos animes tem tudo a ver com a vida de um lutador: jornadas difíceis, subestimadas e movidas por sonhos grandes demais para caber no papel — ou no octógono.

“Acho que é aquela coisa da inspiração, sabe? A gente se inspira. Querendo ou não, a maioria dos lutadores vem de famílias pobres. A gente tem muita dificuldade para chegar aqui onde a gente está. E a maioria dos animes é isso. É contando uma história de inspiração. Naruto, One Piece e Solo Leveling são sobre isso. Dragon Ball é mais porradaria. Um pouquinho fora da curva dos outros animes, de querer mostrar uma inspiração, de ‘provar que eu vou conseguir’. Mas o resto dos animes, pelo menos os que eu assisto, a maioria é sobre ‘vou chegar lá'”, explicou a ‘Dama de Ferro’ em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight.

Não à toa, Naruto é o anime que mais tem espaço no seu corpo e foi o mais citado durante o papo. O ninja rejeitado pela vila por ter uma besta presa em seu corpo, ridicularizado por não ter família e sem grandes talentos naturais, mas que acredita em si mesmo com uma teimosia quase infantil, encontrou eco na própria trajetória da atleta.

Mais fã de animes

Polyana não é a única. Israel Adesanya, ex-campeão do UFC e um dos nomes mais expressivos da liga já revelou várias vezes seu amor por anime — inclusive com entradas no octógono inspiradas em personagens. Os brasileiros Michel Pereira, Vinícius ‘Lockdog’, Mairon Santos e Maurício Ruffy são outros nomes do MMA que compartilham essa paixão.

Em ação

Polyana Viana volta ao octógono neste sábado (26), no UFC Kansas City, para enfrentar a também brasileira Jaqueline Amorim em duelo válido pelo peso-palha (52 kg). O combate marca um momento decisivo na trajetória da paraense, que busca recuperação após duas derrotas consecutivas para Gillian Robertson e Iasmin Lucindo.

Com 13 vitórias e sete derrotas no cartel, sendo oito delas por finalização, Polyana é conhecida por seu jiu-jitsu afiado e estilo agressivo. Aos 31 anos, a lutadora da ‘Chute Boxe Diego Lima’ tenta reencontrar o caminho das vitórias e reafirmar sua presença na divisão. No outro lado, Jaqueline chega embalada por bons resultados, mas para Polyana, a missão é clara: voltar a vencer e mostrar que ainda é uma força no peso-palha do UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Jan Blachowicz confia no poder de nocaute de Alex Poatan contra Jon Jones

Ao que parece, até mesmo os rivais de Alex Pereira estão interessados em uma futura…

11/01/2026

Após vitória na Justiça, Ilia Topuria projeta data para retorno ao UFC

Aparentemente, o afastamento de Ilia Topuria dos octógonos não deve durar muito mais tempo. Depois…

11/01/2026

Jiri Prochazka insinua camp para luta de título e aquece rumores sobre futuro de Alex Poatan

O futuro do campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira, se tornou…

10/01/2026

UFC 325: Maurício Ruffy aparece como zebra nas apostas contra Rafael Fiziev

Depois de um começo avassalador no maior evento de MMA do mundo, com direito a…

10/01/2026

Duelo brasileiro! Virna Jandiroba e Tabatha Ricci se enfrentam no UFC Vegas 115

Um duelo 100% verde-amarelo promete estremecer o octógono do UFC Vegas 115, no próximo dia…

10/01/2026

Sem luta marcada, Alex Poatan mostra rotina intensa de treinos; veja

Alex Pereira voltou a movimentar as redes sociais nesta sexta-feira (9). Por meio da ferramenta…

10/01/2026