Entrevistas

Plinio Cruz divide prêmio de Treinador do Ano com Glover Teixeira: “Sabe o valor dele”

Na última quinta-feira (5), em Las Vegas (EUA), foi realizada a 16ª edição do ‘World MMA Awards’, conhecido popularmente como o ‘Oscar do MMA’. Durante a cerimônia, Plinio Cruz foi eleito o ‘Treinador do Ano’ pelo trabalho desempenhado ao lado de Alex Poatan – que também foi coroado no evento com o posto de ‘Lutador do Ano’. Ciente de sua importância na carreira do striker brasileiro, o profissional dividiu os louros da premiação com outra figura importante para o campeão meio-pesado (93 kg) do UFC: Glover Teixeira.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Plinio exaltou a importância de Glover na evolução de Poatan como artista marcial. Sobretudo por suas credenciais na luta agarrada, o também ex-lutador do UFC ajudou consideravelmente Alex Pereira a evoluir no setor que não era seu ponto forte.

“Não esperava (vencer). Fui nomeado. Gostaria que fosse eu e Glover, que nem foi na ‘ESPN’. Mas escolheram um (de nós). Mas isso é um trabalho em equipe, a família sou eu, Poatan, Glover, nosso time. ‘Glovão’ está sempre aí com a gente nas trincheiras, está ajudando muito o Poatan com o grappling dele, desde o começo. Então teria que estar lá (Oscar do MMA). Mas (esse prêmio) vale para nós dois, porque ele sabe o valor dele”, destacou Plinio.

Poatan reforça importância de Glover

Em 2023, Poatan ganhou o prêmio de ‘Revelação do Ano’. Já em 2024, consagrado como o ‘Lutador do Ano’, o brasileiro atrela muito de seu sucesso à parceria firmada com Glover. Para além do âmbito esportivo, Alex e Teixeira nutrem uma relação de amizade fora dos tatames e frequentemente viralizam nas redes sociais com pegadinhas e brincadeiras recheadas de bom humor. Para muitos fãs, a amizade caiu como uma luva para Poatan que, já especialista na trocação, pôde se tornar um atleta mais completo no MMA aprendendo grappling com Glover.

“As pessoas veem que o Glover – depois que me mudei para Connecticut, as pessoas veem o quanto eu evoluí. Então não falar o nome do Glover é até um pouco injusto. Eu sei o que ele fez e vem fazendo por mim. Como falei na premiação, estou evoluindo como lutador e pessoa. O Glover é um cara que tem uma mente muito forte, aberta. É um grande amigo e vale a pena ouvir os conselhos dele”, elogiou o campeão até 93 kg do UFC, em conversa exclusiva com a Ag Fight.

Brasil no topo

Além de Poatan e Plinio, o Brasil esteve em destaque em outras categorias do Oscar do MMA em 2024. Pela primeira vez uma equipe do país ganhou o prêmio de ‘Academia do Ano’. Quem conseguiu tal proeza foi a ‘The Fighting Nerds’, berço de talentos como Caio Borralho, Carlos Prates, Jean Silva e Mauricio Ruffy. Diego Lopes também brilhou na cerimônia ao ganhar na categoria ‘Finalização do Ano’. Já Luciana Andrade completou o domínio verde-amarelo ao se consagrar como a ‘Ring Girl do Ano’.

Matérias Recentes

Novo campeão! Petr Yan vence revanche e encerra reinado de Merab no UFC 323

Petr Yan conseguiu fazer o que parecia impossível: derrotar Merab Dvalishvili. Em uma revanche que…

07/12/2025

Acidente! Alexandre Pantoja quebra o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025

Karine Killer começa bem, mas perde de virada para Maycee Barber no UFC 323

Em ação no card preliminar do UFC 323 deste sábado (6), em Las Vegas (EUA),…

06/12/2025

Guerra! Brunno Hulk batalha e vence ex-desafiante ao cinturão no UFC 323

Antes de competir no UFC 323 deste sábado (6), Brunno Ferreira tinha uma missão clara…

06/12/2025