Com fama de criar inimizades com lutadores da própria organização, Dana White, presidente do UFC, também arrumou confusão com um atleta de outra franquia. Trata-se de Patrício ‘Pitbull’, campeão peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg) do Bellator, que rebateu a declaração do mandatário, que havia afirmado não o conhecer. A polêmica foi levantada na coletiva de imprensa após o card do UFC Las Vegas 7, no último sábado (22), quando o cartola do Ultimate foi questionado se poderia casar uma luta entre o brasileiro e alguém do seu elenco.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o atleta do Bellator disparou contra Dana e sua postura de ignorar competidores de outras ligas. De acordo com o brasileiro, o modo de agir do dirigente é uma maneira de tentar defender seus atletas e deixa claro o receio de que suas principais estrelas sejam superadasa por rivais de outro franquia.
“Ele sabe quem eu sou, finge não saber. E se ele realmente não soubesse, seria um incompetente por ser o mandatário da maior organização de MMA do mundo. Ele sabe quem é Michael Chandler e não sabe quem é o cara que bateu nele? Claro que sabe. Isso é ruim para o esporte. Ganharia as organizações, os fãs, os acordos de televisão. Vejo com péssimos olhos essa postura. É um modo de proteger a organização e dizer que os lutadores que importam estão no UFC, ignorando a realidade. Mas não tem jeito. É uma postura de incompetência”, afirmou Patrício, antes de completar.
“O próximo passo do esporte é esse. Colocar os campeões para se enfrentarem para ver quem é o melhor. Não adianta bater no peito, dizer que tem os melhores e quando é desafiado falar que não tem sentido. O Dana é volátil, trata mal seus campeões, suas estrelas e não é de hoje. Apostei no meu Twitter um milhão de dólares (cerca de R$ 5,6 milhões) em mim. Se ele tiver culhão, ele segura a onda. Aposto minha casa, meus carros, meu terreno que não perco para o campeão (do peso-pena, Alexander Volkanovski) dele. Aposto minha carreira que não perco essa luta”, concluiu o brasileiro.
Com a intenção de convencer Dana White a, enfim, realizar promoções cruzadas, Patrício sugeriu algumas lutas que fariam sentido na sua visão. O brasileiro recordou a época em que o cartola aceitou promover duelos entre atletas do UFC e Pride para definir quem ocupava o posto de melhor evento de MMA do mundo na ocasião.
“Ele me perguntou qual superluta eu faria do Bellator com o UFC. Eu respondo: Douglas Lima vs Kamaru Usman; Patrício ‘Pitbull’ vs Alexander Volkanovski; Cris ‘Cyborg vs Amanda Nunes; meu irmão (Patricky ‘Pitbull’) contra Dustin Poirier. E agora até o Nemkov, que ganhou do Bader, poder bater nesses lutadores que vão brigar pelo cinturão dos meio-pesados, sem dúvida. Ele é muito forte, muito duro”, apontou.
Patrício ‘Pitbull’ é o atual campeão peso-pena e peso-leve do Bellator. O lutador potiguar acumula 30 vitórias e quatro derrotas em sua carreira no MMA. A última vez que o brasileiro competiu foi em setembro de 2019, quando derrotou Juan Archuleta por decisão unânime dos jurados.