Entrevistas

Inspirado por Do Bronxs e Glover, Durinho revela plano de disputar o cinturão do UFC em 2024

Afastado dos octógonos desde que lesionou seu ombro no duelo contra Belal Muhammad, em maio deste ano, Gilbert Durinho teve bastante tempo para pensar e fazer planos para sua carreira. Na fase final da recuperação da contusão, o ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios (77 kg) já vislumbra um novo ‘title shot’ após seu retorno à ativa. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight durante a semana do UFC São Paulo, o lutador brasileiro revelou sua linha do tempo ideal, com direito a disputa de título ainda em 2024.

Para ajudar a materializar seu sonho, Durinho busca inspiração em dois compatriotas que chegaram ao topo do Ultimate: Charles Do Bronxs e Glover Teixeira. Assim como o recordista de finalizações da história da liga fez contra Beneil Dariush, Gilbert mira voltar à ação em grande estilo contra seu próximo oponente. E, assim como o veterano mineiro, agora ex-lutador, Burns busca vestir o cinturão da empresa com uma idade já considerada avançada para o MMA – atualmente o atleta de Niterói tem 37 anos.

“Uma boa performance. Vinha embalado nesse começo de ano. Mas a lesão acontece. Já aceitei isso. Não mudaria nada, não me arrependo. Aceitaria a luta de novo e tentaria tudo de novo. É que nem o Charles fez, perdeu para o Islam Makhachev lá, voltou no Canadá, arrebentou o Beneil e garantiu o title shot. É o que quero fazer. Charles e o Glover são inspiração para mim, tenho me inspirado bastante nos dois. Quero um oponente duro, um cara que me leve ao cinturão, bem ranqueado, que tenha nome, uma luta difícil. Indo lá e ganhando bem do meu próximo oponente, pode estar me levando para o cinturão. É isso que quero. Uma luta, uma ótima performance e eu consigo essa disputa de cinturão”, projetou o brasileiro.

Projeção de data e rivais para o retorno em 2024

Em uma escala de 0 a 100%, Durinho admitiu que se sente entre 90% e 95% recuperado da lesão sofrida no ombro. Sendo assim, o atleta da ‘Kill Cliff MMA’, que já voltou a treinar diariamente, esboça que estará apto a competir em alto nível no primeiro trimestre de 2024. Depois de quase um ano de espera para lutar, o brasileiro espera que o Ultimate escale um adversário à altura de seus objetivos na organização.

Fevereiro ou março (2024) seria uma boa data para eu voltar bem e confiante. Se precisar fazer três ou cinco rounds, estaria bem. Agora é só esperar o oponente. Qualquer um desses nomes (Belal, Colby e Poirier) faz sentido para mim. Querer, querer, é o Colby. Não sei se vai acontecer, ele ainda tem que lutar pelo cinturão, o que vai rolar ali. O Poirier, se ele subir mesmo de categoria, essa luta também me interessa. E a revanche com o Belal está engasgada, é uma luta que quero novamente. Essas três opções estariam ótimas para mim (no retorno aos octógonos)”, destacou Gilbert.

Depois de brilhar e marcar seu nome nas principais competições de jiu-jitsu mundo afora, Durinho migrou em definitivo para o MMA profissional em 2012. Desde então, o faixa-preta brasileiro acumula um cartel de 22 vitórias e seis derrotas.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026