Entrevistas

Norma se emociona e agradece ajuda recebida no UFC PI: “Cheguei quebrada”

Apesar de ter sido conquistada de forma relativamente tranquila, a vitória sobre Aspen Ladd na luta principal do UFC Vegas 40, no último sábado (16), gerou uma explosão de emoções na brasileira Norma Dumont. Afetada pelas incertezas sobre o futuro do peso-pena (66 kg) feminino na organização e pela dificuldade em baixar de categoria, a mineira pôde respirar aliviada após seu mais recente triunfo e se emocionou ao agradecer pela ajuda recebida nos momentos difíceis.

Com a categoria dos penas sob constante risco de extinção, Norma, logo após sua estreia no Ultimate, em fevereiro do ano passado, tentou se estabelecer no peso-galo (61 kg), mas, por conta de sua composição corporal, encontrou problemas para descer de peso e se enquadrar no limite da divisão até 61 kg, chegando a falhar na balança antes de seu segundo compromisso na liga. Ciente que sua continuidade na organização poderia estar em perigo, a brasileira se mudou para Las Vegas (EUA), a fim de trabalhar em conjunto com o Instituto de Performance do UFC (UFC PI), responsável por auxiliar o desenvolvimento dos atletas.

O trabalho desenvolvido no UFC PI, ainda que não tenha resolvido imediatamente a questão sobre a sua descida para o peso-galo, foi exaltado pela brasileira na entrevista coletiva logo após sua vitória no último sábado (veja acima ou clique aqui). Visivelmente emocionada, Norma – que já vislumbra um futuro menos incerto para a divisão dos penas – fez questão de mostrar sua gratidão aos profissionais do Instituto de Performance do Ultimate e creditou a eles sua recuperação física e mental após sua chegada a Las Vegas.

“Se for escolha minha, com certeza (fico no peso-pena). Eu bati o peso muito bem. Eu queria agradecer inclusive a galera do PI. Os preparadores físicos, os fisioterapeutas, que recuperaram uma lesão semana passada no meu pé, e principalmente ao Clint (Wattenberg, diretor de nutrição esportiva), que é o médico. Eu cheguei em Las Vegas quebrada mentalmente e fisicamente. E eles me recuperaram. Eu quase fui demitida. E o PI me recuperou. Então, eu sou muito grata”, declarou Norma, sem esconder a emoção.

Antes mesmo do combate contra Aspen Ladd, que liderou o card do UFC Vegas 40, Norma Dumont já mostrava otimismo quanto ao futuro do peso-pena, apontando para a possível migração de novas atletas, além de sua adversária no último sábado, para a divisão até 66 kg, em função do desgastante corte de peso no peso-galo. A chegada de novas, e renomadas, rivais pode, na opinião da brasileira, atrair maior atenção para a categoria e afastar de vez o fantasma de extinção, o que garantiria para a mineira sua permanência definitiva na classe de peso onde se sente bem.

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Dione Barbosa explica apelido de “bruxa” após vitória no UFC Vegas

Dione Barbosa foi uma das protagonistas do UFC Vegas 105, evento realizado neste sábado (5),…

06/04/2025

FMS 6: Popó Freitas promete nocaute rápido contra ex-marido de Sabrina Sato

A expectativa para a sexta edição do Fight Music Show está crescendo. 'Popó', um dos…

06/04/2025

Ex-campeão do UFC imobiliza suspeito que tentou fugir após provocar acidente

O ex-campeão do UFC Henry Cejudo, medalha de ouro no wrestling nos Jogos Olímpicos de…

06/04/2025

Rashad Evans e Rampage Jackson cancelam luta de boxe após problemas contratuais

A esperada luta de boxe entre Rashad Evans e 'Rampage' Jackson, marcada para o próximo…

06/04/2025

Parceiro de Charles Do Bronx, Lipe Detona anuncia sua saída do UFC: “Voltar mais forte”

Há duas semanas, Felipe dos Santos entrava em ação no UFC Londres com uma pressão…

06/04/2025

De volta! Future MMA reestreia no Brasil com card em Santa Catarina neste domingo

Neste domingo (6), o Future MMA retoma suas atividades em solo nacional para promover sua…

06/04/2025