Entrevistas

Norma Dumont mostra otimismo e aposta em mudança de patamar do peso-pena no UFC

O UFC Vegas 40, marcado para acontecer neste sábado (16), trará como atração principal o duelo entre a brasileira Norma Dumont e a americana Aspen Ladd, válido pelo peso-pena (66 kg) feminino. A escolha da organização por um confronto desta divisão para liderar uma edição – sem que o cinturão esteja em jogo – pode causar estranheza, principalmente levando-se em conta as incertezas em relação ao futuro da categoria, mas, na visão da lutadora mineira, pode representar o início de tempos mais promissores para a classe de peso.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (veja acima ou clique aqui), Norma falou com otimismo sobre o futuro do peso-pena feminino no UFC e apostou em uma possível mudança de patamar da divisão em um futuro não tão distante, com a chegada de nomes importantes para ajudar a afastar definitivamente o fantasma de uma extinção da categoria. Vale lembrar que a continuidade da divisão esteve sob risco nos últimos tempos e a classe de peso conta, atualmente, com poucas lutadoras sob contrato, o que impede inclusive que a organização seja capaz de montar um ranking para a categoria.

Além das atletas que fazem parte do plantel atual da categoria, capitaneadas pela campeã Amanda Nunes, a mineira projeta a subida em definitivo de algumas lutadoras que recentemente demonstraram dificuldade para se enquadrar no limite de peso da divisão dos galos (61 kg), como a própria Aspen Ladd, sua adversária neste sábado. Outro importante reforço que poderia se estabelecer definitivamente no peso-pena seria a ex-campeã peso-galo Holly Holm, que estava originalmente escalada para enfrentar Norma Dumont na luta principal do UFC Vegas 40, e com quem a brasileira já projeta uma possível disputa de cinturão interino no futuro.

“Com a Aspen (Ladd) não batendo o peso, mesmo antes de casar a luta dela comigo, eu já falei: ‘Cara, é um excelente nome para a divisão’. Porque a Aspen tem nome, é uma atleta interessante, tem um cartel de 9-1, é uma atleta bem interessante para lutar na divisão de cima. Já é a terceira vez que ela não bate o peso de baixo (peso-galo). Ela subindo, ela traz a graça para a divisão de cima. Então, nós teríamos hoje – não sei quais são os planos da Holly (Holm), mas ela está lá – Holly, eu, Felicia (Spencer), Aspen, a francesa (Zarah Fairn dos Santos) e a Danyelle (Wolf), que ainda não estreou. Mas a gente já teria nomes interessantes para fazer lutas interessantes. O UFC, até então, parece que deu uma motivada, deu uma empolgada”, comentou Norma, antes de continuar sua análise.

“Sem contar que a gente está vendo com uma certa frequência atletas da divisão de 135 não batendo o peso, como a Ketlen Vieira, que não bateu na última luta, a Irene Aldana, não bateu na última. Pode ser que, ao longo do tempo, essas atletas tenham que subir também. Então, eu acredito que o UFC viu talvez uma esperança de deixar a divisão em pé. E essas atletas, futuramente, eu acredito que vão começar a subir todo mundo. Tem a Julija (Stoliarenko) também, que desmaiou na balança há pouco tempo. As atletas que lutam pouco porque não conseguem bater o peso com frequência precisam ter confiança na divisão de 145 para começar a subir. E eu acho que o momento é agora”, concluiu.

O otimismo de Norma Dumont sobre o futuro da divisão dos penas pode ganhar ainda mais força nos próximos meses, caso se concretizem os rumores de uma possível transferência da norte-americana Kayla Harrison – que encerra seu contrato com o PFL ao final desta temporada – para o UFC. A ex-judoca, bicampeã olímpica, é uma das principais estrelas do MMA feminino na atualidade e chegaria no Ultimate, onde provavelmente competiria no peso-pena, com a expectativa de se tornar um dos grandes nomes da organização.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026