Entrevistas

Nicholas Meregali analisa vitória sobre Felipe Preguiça: “Quebrei ele mentalmente”

No último domingo (10), na luta principal do UFC Fight Pass Invitational 5, realizado em Las Vegas (EUA), Nicholas Meregali disputou e venceu uma verdadeira batalha contra Felipe Preguiça – decidida na prorrogação. Para além do lado desportivo, o faixa-preta de jiu-jitsu destacou que, em sua visão, ter levado a melhor na chamada ‘guerra mental’ durante o confronto foi fundamental para sacramentar seu triunfo diante do compatriota.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Meregali admitiu que o estrangulamento que encerrou o combate sequer estava encaixado. Em seu ponto de vista, seu adversário já estava tão desgastado física e mentalmente que acabou dando os três tapinhas em sinal de desistência antes mesmo do ajuste final de seu golpe.

“Ele foi dando demonstrações de nervosismo e cansaço (…) Deu demonstrações que perdeu a luta mentalmente. Era questão de tempo até eu conseguir capitalizar. A posição não estava nem encaixada, é verdade. Aí que está, eu quebrei ele mentalmente. Fisicamente também. Dei um ‘arm trap’ nele. A minha mão só entrou, entrei com o punho no gogó para estrangular. Só que ele estava com o braço preso, com a mão sem defender. Meu punho estava no gogó. Aí ele (pensou): ‘Ah, já foi…’ Ele nem esperou eu encaixar o mata-leão para eu bater. Então ali ele já estava quebrado mentalmente. Mas também o que ele iria fazer ali? Eu fiz cinco pontos a zero. O que ele iria fazer? Sair dali e me fazer seis pontos? Não ia. Então ele (pensou): ‘Ah f***’”, analisou Nicholas.

Prometeu e cumpriu

Além de se manter invicto na temporada de 2023, Meregali vai além e, antes de seus confrontos, faz uma espécie de previsão do método da vitória. Estudioso e analista do jogo, o brasileiro já projetava, inclusive, liquidar a fatura no duelo de domingo com um ataque nas costas de Felipe – que acabou concretizado no tatame montado em Las Vegas.

“É, mais ou menos isso (tenho previsto como vou ganhar). Sabia que a luta… Por estudar e ser bom de jiu-jitsu, saber o que estou falando, quando analiso meu oponente, eu consigo entender mais ou menos onde vou chegar e como é a maneira mais fácil de finalizar. O Pena eu sabia que seria em alguma situação no ‘scramble’, como falei. Colocaria ele para baixo, ele faria guarda, seria difícil passar a guarda dele, como também falei. Sabia que iria acontecer assim, a luta aconteceu do jeito que falei ontem, exatamente do jeito que falei. E não é porque estou prevendo, que sou um mago. Só analiso jiu-jitsu sem sentimento. Ele faz isso, eu faço isso. 2 + 2 = 4. E esse é o resultado. Quando fui para as costas, ele já estava entregue”, explicou o faixa-preta.

Em março de 2023, o brasileiro foi campeão Pan-Americano e do GP absoluto da IBJJF. Já sem quimono, além do mais recente triunfo sobre Preguiça, Meregali já havia superado Roberto Cyborg, outro ex-campeão mundial de submission. O retrospecto recente fez de Nicholas o maior nome do jiu-jitsu mundial no ano, uma vez que Gordon Ryan pouco entrou em ação em decorrência de problemas de saúde.

Matérias Recentes

Assustador! Nocauteado, lutador perde a consciência e apresenta contrações involuntárias; veja

O segundo evento da companhia 'Zeus Combat League' foi o palco de uma das cenas…

02/11/2024

Brendson Ribeiro busca usar derrota de parceiros de equipe como combustível no UFC Canadá

No último final de semana, a equipe 'Brazilian TKO' sofreu dois reveses no UFC 308,…

02/11/2024

Saiba como assistir o UFC Canadá, show com cinco atletas do Esquadrão Brasileiro

Depois de realizar a edição 308 em Abu Dhabi (EAU), o Ultimate volta para a…

02/11/2024

Derrick Lewis passa mal e é retirado de luta contra brasileiro no UFC Canadá

O ex-desafiante ao cinturão dos pesos-pesados do UFC, Derrick Lewis, foi retirado do card do…

02/11/2024

Campeão, Robson Conceição bate o peso e confirma revanche pelo título mundial no boxe

Dono do cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) na categoria super pena (59 kg),…

01/11/2024

Brasileiro, Caio Machado exalta chance de lutar em card do UFC no Canadá, país que o adotou

O Brasil estará representado por seis atletas no UFC Canadá, neste sábado (2), em Edmonton.…

01/11/2024