Entrevistas

Nicholas Meregali analisa vitória sobre Felipe Preguiça: “Quebrei ele mentalmente”

No último domingo (10), na luta principal do UFC Fight Pass Invitational 5, realizado em Las Vegas (EUA), Nicholas Meregali disputou e venceu uma verdadeira batalha contra Felipe Preguiça – decidida na prorrogação. Para além do lado desportivo, o faixa-preta de jiu-jitsu destacou que, em sua visão, ter levado a melhor na chamada ‘guerra mental’ durante o confronto foi fundamental para sacramentar seu triunfo diante do compatriota.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Meregali admitiu que o estrangulamento que encerrou o combate sequer estava encaixado. Em seu ponto de vista, seu adversário já estava tão desgastado física e mentalmente que acabou dando os três tapinhas em sinal de desistência antes mesmo do ajuste final de seu golpe.

“Ele foi dando demonstrações de nervosismo e cansaço (…) Deu demonstrações que perdeu a luta mentalmente. Era questão de tempo até eu conseguir capitalizar. A posição não estava nem encaixada, é verdade. Aí que está, eu quebrei ele mentalmente. Fisicamente também. Dei um ‘arm trap’ nele. A minha mão só entrou, entrei com o punho no gogó para estrangular. Só que ele estava com o braço preso, com a mão sem defender. Meu punho estava no gogó. Aí ele (pensou): ‘Ah, já foi…’ Ele nem esperou eu encaixar o mata-leão para eu bater. Então ali ele já estava quebrado mentalmente. Mas também o que ele iria fazer ali? Eu fiz cinco pontos a zero. O que ele iria fazer? Sair dali e me fazer seis pontos? Não ia. Então ele (pensou): ‘Ah f***’”, analisou Nicholas.

Prometeu e cumpriu

Além de se manter invicto na temporada de 2023, Meregali vai além e, antes de seus confrontos, faz uma espécie de previsão do método da vitória. Estudioso e analista do jogo, o brasileiro já projetava, inclusive, liquidar a fatura no duelo de domingo com um ataque nas costas de Felipe – que acabou concretizado no tatame montado em Las Vegas.

“É, mais ou menos isso (tenho previsto como vou ganhar). Sabia que a luta… Por estudar e ser bom de jiu-jitsu, saber o que estou falando, quando analiso meu oponente, eu consigo entender mais ou menos onde vou chegar e como é a maneira mais fácil de finalizar. O Pena eu sabia que seria em alguma situação no ‘scramble’, como falei. Colocaria ele para baixo, ele faria guarda, seria difícil passar a guarda dele, como também falei. Sabia que iria acontecer assim, a luta aconteceu do jeito que falei ontem, exatamente do jeito que falei. E não é porque estou prevendo, que sou um mago. Só analiso jiu-jitsu sem sentimento. Ele faz isso, eu faço isso. 2 + 2 = 4. E esse é o resultado. Quando fui para as costas, ele já estava entregue”, explicou o faixa-preta.

Em março de 2023, o brasileiro foi campeão Pan-Americano e do GP absoluto da IBJJF. Já sem quimono, além do mais recente triunfo sobre Preguiça, Meregali já havia superado Roberto Cyborg, outro ex-campeão mundial de submission. O retrospecto recente fez de Nicholas o maior nome do jiu-jitsu mundial no ano, uma vez que Gordon Ryan pouco entrou em ação em decorrência de problemas de saúde.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025