Entrevistas

‘Mutante’ lamenta pandemia adiar estreia na PFL e explica mudança de categoria

Após mais de sete anos defendendo a bandeira do UFC, Cezar ‘Mutante’ decidiu dar um novo rumo na carreira. O campeão da primeira edição do TUF Brasil foi anunciado no PFL, onde vai atuar na categoria dos meio-pesados (93 kg). Porém, devido à pandemia, o brasileiro só deve atuar em 2021, já que a liga cancelou toda a temporada deste ano.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Mutante’ lamentou não poder se apresentar na nova organização ainda este ano, já que fez sua última atuação em junho de 2019. No entanto, o lutador valorizou o tempo a mais que vai ter para treinar. Além disso, o mineiro adiantou que vai em busca do prêmio de milhão de dólares (cerca de R$ 5,6 milhões) que a franquia dá para o campeão do Grand Prix de cada categoria.

“Essa pandemia foi um baque para todo mundo. Todas as organizações esportivas sofreram e ainda estão sofrendo. Foi muito ruim, porque estava com a expectativa de fazer a estreia no PFL esse ano. Estava em treinamento e, de uma hora para outra, os planos mudaram. Por enquanto o ano inteiro foi cancelado e o retorno só 2021. Ainda há chance de acontecer só um evento de luta casada, mas não é certo ainda. Não está no nosso controle. Agora é treinar para ficar melhor do que quando entramos na pandemia e cair para dentro desse um milhão de dólares”, afirmou o brasileiro, antes de revelar que, mesmo sem lutar, vai receber um auxílio da PFL, sem revelar a quantia.

“Sou um dos atletas que vai receber essa ajuda mensal do PFL e isso foi muito bom. O fato de terem cancelado a temporada, vendo pelo lado positivo, é mais um tempo que você tem para melhorar como atleta, melhorar sua técnica e habilidades. Agora é controlar a ansiedade e tentar evoluir para a próxima temporada”, completou.

Cezar ‘Mutante’ vai ter uma outra mudança para o seu próximo compromisso. O brasileiro vai se apresentar na divisão dos meio-pesados. Anteriormente, no UFC, o lutador atuava no peso-médio (84 kg). De acordo com Cezar, essa decisão foi motivada ao ver a evolução de dois compatriotas quando subiram de categoria e também para evitar o desgaste no corte de peso, que pode atrapalhar seu rendimento.

“Vou lutar nos meio-pesados, onde atuei só duas primeiras lutas da minha carreira. O corte de peso é muito agressivo e afeta a performance do atleta. Vejo muitos atletas bem na categoria de cima, como o ‘Durinho’, ‘Marreta’ e acredito que é pelo fato de não se desgastar no corte de peso. Eu sou bem grande para o peso-médio, então estou animado para essa estreia no meio-pesado. Vai ser bom”, adiantou o atleta.

Cezar ‘Mutante’ ganhou visibilidade mundial ao ser campeão da primeira edição do TUF Brasil, quando derrotou ‘Serginho’ Moraes por pontos na decisão, em 2012. O brasileiro atuou pelo UFC desde então, mas recentemente não atravessava um bom momento, vindo de duas derrotas consecutivas em suas últimas atuações na organização. No MMA profissional desde 2007, o lutador soma 13 vitórias e oito reveses em seu cartel.

Matérias Recentes

Trash talk! Invicto, rival russo promete aposentar Paulo Borrachinha no UFC 327

Uma das personalidades mais arrojadas do mundo dos esportes de combate, Paulo Costa é conhecido…

17/01/2026

Campeão solidário! Poatan doa 2,6 mil cestas básicas para famílias carentes em São Paulo

Dia após dia, Alex Pereira demonstra que pretende ser um exemplo a ser seguido não…

17/01/2026

UFC Casa Branca? Masvidal levanta rumores sobre retorno: “Treinando para algo grande”

Desde que disputou sua última luta no MMA profissional, em abril de 2023, Jorge Masvidal…

17/01/2026

Data e adversário! Ilia Topuria revela planejamento de seu retorno ao UFC

Em novembro de 2025, Ilia Topuria surpreendeu a todos ao anunciar uma pausa em sua…

17/01/2026

Deiveson Figueiredo analisa status de zebra contra primo de Khabib: “Um soco muda tudo”

A pouco mais de uma semana do UFC 324, primeiro evento da entidade em 2026,…

17/01/2026

UFC 325: Dana White minimiza críticas sobre Diego Lopes vs Volkanovski 2

Dana White demonstrou indiferença às críticas direcionadas ao UFC após a organização anunciar Diego Lopes…

17/01/2026