Entrevistas

Multicampeão de jiu-jitsu afia chão de Adesanya e elogia foco do campeão do UFC

Apesar de ter uma carreira invicta no MMA após 20 compromissos, Israel Adesanya não pretende se acomodar e relaxar no posto de campeão do peso-médio (84 kg) do Ultimate. Por isso, o lutador que tem como especialidade a luta em pé, já mira sua evolução na luta agarrada. Para isso, o nigeriano se juntou ao faixa-preta e multicampeão mundial de jiu-jitsu, o brasileiro André Galvão para aprimorar sua arte suave.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Galvão explicou como tem sido essa estadia de Adesanya na ‘Atos jiu-jitsu’, localizada em San Diego (EUA) e uma das principais equipes de arte suave do mundo. De acordo com o brasileiro, que está auxiliando de perto nos treinamentos do campeão do UFC, ele tem mostrado muita dedicação para aprender e evoluir nesta área em seu jogo, principalmente visando novos desafios. Recentemente, o lutador foi apontado por Dana White, presidente do UFC, como novo rival de Jan Blachowicz, pelo cinturão dos meio-pesados (93kg).

“Ele decidiu vir para cá para melhorar o jiu-jítsu dele. Está treinando todos os dias. Ele tem muito a melhorar, principalmente com quimono. Ele é ainda faixa azul, mas é forte, muito talentoso, rápido, dedicado, tem disciplina e gosta muito de treinar. Ele se diverte treinando, gosta de aprender, sempre com a autoestima lá em cima. Esse tempo que ele ficar aqui vai ajudar na evolução do chão dele. Nosso objetivo é melhorar o jiu-jítsu cada dia. Quando o lutador é assim, ninguém segura! Tenho certeza que ele vai fazer sucesso nas categorias de cima. O bicho é ‘liso’, disse o campeão do ADCC de 2011.

Um dos objetivos declarados de Adesanya para o futuro no Ultimate é ter a chance de encarar Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados. Por isso, sua grande preocupação em aprender melhor a luta agarrada, já que o americano é um especialista em wrestling e costuma usar essa arma em suas apresentações. Para Galvão, apesar de valorizar a experiência de ‘Bones’, seu pupilo pode fazer frente ao rival no chão.

“(Jon Jones usa) Um wrestling com socos, cotoveladas e chutes. Assim como no jiu-jítsu, muda bastante. Jon Jones tem bastante experiência no wrestling, até porque ele já competiu bastante wrestling. Mas o ‘Izzy’ gosta de desafios, e estará pronto se essa luta acontecer”, adiantou o brasileiro, que já teve passagem pelo extinto ‘Strikeforce’ e competiu no MMA profissional de 2008 a 2010, com cinco vitórias e duas derrotas.

Antes de encarar Paulo ‘Borrachinha’, Adesanya teve que lidar com uma provocação do brasileiro e que envolveu o jiu-jitsu. Na encarada oficial após a pesagem do show, o mineiro jogou uma faixa-branca no nigeriano, ironizando sua arte suave. Questionado sobre se houve um desrespeito ao esporte nesta situação, André amenizou.

“Acho que ele quis desrespeitar o ‘Izzy’. Não acho um desrespeito a arte. Faz parte do jogo mental que existe na luta. Israel sabe aonde ele está e para onde ele está indo. Ele tem a cabeça boa. O ‘Borrachinha’ tentou mexer com o psicológico dele, faz parte”, concluiu.

No MMA profissional desde 2012, Israel Adesanya possui 20 triunfos e nenhuma derrota na carreira. No Ultimate desde 2018, o nigeriano conquistou o cinturão dos médios em outubro de 2019, em triunfo sobre Robert Whittaker. Após essa apresentação, o lutador já defendeu duas vezes sua coroa, em triunfos sobre Yoel Romero e Paulo ‘Borrachinha’, este em setembro deste ano, por nocaute, na luta principal do UFC 253.

Matérias Recentes

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024

Khalil Rountree Jr relembra que “ficou cego” após receber golpe de Alex Poatan no UFC 307

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, Alex Pereira e Khalil Rountree…

22/11/2024

Algoz de Alex Poatan é suspenso após falhar em exame antidoping mesmo sem lutar no Contender; entenda

Conhecido por dar para Alex 'Poatan' sua primeira derrota no MMA, Quemuel Ottoni não vai…

22/11/2024

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024