Neste sábado (28), Renato Moicano medirá forças com o francês Benoit Saint Denis na luta principal do UFC Paris. Esta será a segunda vez em sua carreira que o brasileiro vai liderar um card do Ultimate. A posição de destaque no card demonstra que o prestígio do peso-leve (70 kg) na organização está em alta – e parte considerável disso se deve à forma como ‘Money Moicano’ tem trabalhado sua imagem também fora do octógono mais famoso do mundo.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight (clique aqui), Renato destacou a mudança feita por ele na sua imagem pública, em sua opinião, fundamental para atingir o patamar que se encontra hoje na carreira. Lutador de sucesso dentro do octógono do UFC, primeiro no peso-pena (66 kg) e agora na divisão dos leves, ‘Money Moicano’ – como passou a ser conhecido nos últimos tempos – tem se tornado cada vez mais popular, principalmente pela forma como decidiu se comunicar com os fãs do esporte – seja pelas suas aparições na mídia especializada, nas redes sociais ou pela nova empreitada como apresentador de ‘podcast’, ao lado do amigo e também lutador Gilbert Durinho.
“Acho que foi bem natural. Eu comecei muito humilde, mas depois de um tempo, eu fui vendo que isso não leva ninguém a nada. Você tem que ser humilde, mas você tem que criar uma personalidade ou um personagem para as pessoas se identificarem, acharem engraçado, querer assistir. Às vezes você está assistindo um negócio e o negócio é chato. Tem que ser uma parada divertida, tem que ser uma coisa engraçada. É o que eu tento fazer”, contou Moicano.
Inspiração no ‘estilo americano’
O jeito audacioso e, algumas vezes, até teatral de se comunicar com o público teve inspiração no ‘estilo americano’, de acordo com o próprio lutador. Radicado nos Estados Unidos há alguns anos, Moicano percebeu que o entretenimento é a ‘alma do negócio’ no país em que escolheu residir. Sendo assim, o brasiliense decidiu incorporar, mais do que a língua, os trejeitos e maneiras de se comportar dos ‘showman’ norte-americanos.
“Eu fui criado assim. Treinava jiu-jitsu e se você finalizasse o adversário, não podia nem comemorar que o professor já brigava. Você vai crescendo assim, achando que é certo. Quando eu mudei para os Estados Unidos, eu vi que é diferente. Eles transformam tudo em um show. Você vai comer uma comida e o cara está fazendo um malabarismo. O cara quer ser entretido toda hora. E isso tem um valor financeiro, tem dinheiro nisso”, recordou.
Novo apelido simboliza a mudança na carreira
Nascido Renato Alves Carneiro, o peso-leve do UFC – 11º colocado no ranking da categoria – durante anos atendeu pelo apelido de ‘Moicano’, que nos Estados Unidos virou praticamente seu sobrenome. Mas, de algum tempo para cá, o brasileiro passou a atender por outra alcunha, mais adequada ao público americano: ‘Money Moicano’.
O novo apelido surgiu após o lutador brasiliense tornar famosa a frase ‘Moicano wants money’ (‘Moicano quer dinheiro’), expressa por ele nas entrevistas pós-luta após suas vitórias. E, de acordo com Renato, a construção do alter ego foi feita de forma orgânica, sem um roteiro pré-definido e pensado anteriormente – espontaneidade esta que talvez explique o aumento da popularidade do atleta brasiliense entre os fãs do MMA.
“Não foi pensado (o apelido ‘Money’ para o público americano). Nada que eu faço é pensado, o problema é esse (risos). Eu sou um cara muito impulsivo. Essa do ‘Money Moicano’ não fui nem eu, porque eu falei ‘Moicano wants money’ (Moicano quer dinheiro), não foi ‘Money Moicano’. A galera começou a me chamar de ‘Wants Money’, aí depois ‘Money’, vai abreviando, aí virou ‘Money Moicano’. Eu só vou na onda, mas eu mesmo não pensei em nada”, explicou.
Mas, para alcançar o prestígio e a fama que ostenta hoje, Renato Moicano precisou mostrar mais do que apenas uma personalidade cativante fora do octógono. Dentro do cage, o peso-leve vem em uma sequência positiva de três vitórias. Mais do que isso, tirando sua derrota para o ex-campeão Rafael dos Anjos em março de 2022, confronto este que aceitou de última hora, ‘Money Moicano’ venceu seus cinco últimos compromissos no UFC, quatro deleas pela via rápida. Neste sábado, o brasiliense pode dar mais um passo rumo ao topo caso vença o perigoso francês Benoit Saint Denis no ‘main event’ da edição sediada em Paris (FRA).