Com 41 lutas como profissional de MMA no currículo e mais de duas décadas de carreira, Maurício Shogun enfrentou alguns adversários em mais de uma oportunidade. Lendas do esporte como Lyoto Machida, Mark Coleman e Alistair Overeem, por exemplo, mediram forças com o brasileiro duas vezes. No entanto, apenas um rival cruzou o caminho do striker curitibano em três ocasiões ao longo desta trajetória: Rogério Minotouro.
Desta forma, Shogun elegeu o adversário de longa data como peça-chave da maior rivalidade que já protagonizou. Para justificar sua escolha, o ex-campeão meio-pesado (93 KG) do UFC exaltou a importância de Minotouro como oponente por conta dos momentos distintos da carreira em que encarou o veterano, protagonizando confrontos igualmente significativos.
“Com certeza foi o Minotouro (meu maior rival). Porque enfrentei ele no começo da minha carreira, no meio e também no fim. É o cara que eu enfrentei mais vezes, foram três lutas. Então, com certeza, meu maior rival dentro do octógono foi o Minotouro”, elegeu Maurício, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight.
Apesar da rivalidade, o retrospecto direto entre os dois é unilateral em favor de Shogun. Em 2005, ainda nos tempos de Pride, o curitibano levou a melhor por decisão unânime. Já em 2015 e 2020, já sob a chancela do UFC, Maurício voltou a vencer Minotouro, por decisão unânime e dividida, respectivamente.