Entrevistas

Matheus Nicolau explica cancelamento de luta e detona falha de rival na pesagem: “Caso pensado”

Escalados para protagonizarem o ‘co-main event’ do UFC Vegas 84, no último sábado (13), Matheus Nicolau e Manel Kape viram o combate ser cancelado e retirado do card às vésperas, após uma falha na balança do competidor angolano durante a pesagem. Após o incidente, as equipes dos pesos-moscas (57 kg) não chegaram a um acordo e a luta caiu. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o brasileiro explicou o processo de cancelamento do embate e detonou a falta de profissionalismo de seu adversário.

A princípio, o confronto seria mantido e Kape multado em 25% de sua bolsa. No entanto, ao analisar o cenário desfavorável, uma vez que seu rival pesou quase 1,6 kg acima do limite da categoria, Matheus e sua equipe não aceitaram entrar em ação sob tais circunstâncias. O peso-mosca mineiro opinou, inclusive, que Mane teria estourado a balança na pesagem de caso pensado, como parte de uma estratégia, uma vez que não foi a primeira oportunidade em que o angolano excedeu o limite da divisão. 

“Cheguei lá para a pesagem e depois que bati o peso vieram falar que o Manel estava chegando com o peso estourado. Até então não sabíamos o quanto era. Falei: ‘Beleza, vamos esperar e ver como ele vai chegar’. Ele chegou com 3,5 pounds acima faltando meia hora, então nem teria mais tempo para ele perder (…) Vi que ele chegou e não estava nada debilitado, eu estava muito mais desidratado que ele, bater 57 kg não é nada fácil, é desgastante, requer dieta restrita por muito tempo. Manel não deu sinal nenhum de desidratação, estava com a cara inchada ainda. Foi ali que senti que (isso) foi parte de um plano de jogo, não foi a primeira vez que ele fez isso. A gente tem percebido a vantagem que os atletas têm tido quando não batem o peso (…) Isso faz diferença na luta em si e na saúde. Estava muito bom para ele. Ao meu ver, ele fez tudo de caso pensado”, explicou Nicolau.

Punições deveriam ser mais rígidas?

Atletas excederem o limite de peso é um problema recorrente não só no UFC, mas como também em outras organizações. No entanto, dentro do Ultimate, as sanções para quem não cumpre o acordo são mais brandas do que deveriam – ao menos na opinião de Matheus. Além de multas financeiras, algumas companhias penalizam desportivamente os infratores ao, por exemplo, retirar um ponto do competidor acima do peso no combate em questão.

“Acho que essa é a parte que tem que ser mudada. Porque para o atleta que não bate o peso, está muito conivente, ele não tem punição nenhuma. A única punição que é a máxima que pode ser dada pela (Comissão) Atlética é perder 25% da bolsa de aparecer na luta, a bolsa de vitória ele nem perde porcentagem. Então fica muito conivente para um cara fazer isso. Ele não entra (na luta) perdendo ponto, não entra perdendo nada. Se ele ganhar a luta, não aparece que ele venceu mas estava acima do peso, e vida que segue”, opinou o atleta brasileiro.

Após o cancelamento, Matheus Nicolau ainda não sabe quais são os planos da alta cúpula do UFC para ele. Com uma vitória parelha sobre Kape no currículo, disputada em 2021, o peso-mosca da Nova União abriu as portas para um eventual reagendamento de uma revanche após o recente imbróglio do último sábado.

Matérias Recentes

Jake Paul expressa respeito por Mike Tyson e admite: “Estou com medo”

Em alta no boxe, Jake Paul se prepara para realizar a maior luta de sua…

15/05/2024

Susto! Próximo do cinturão, Merab Dvalishvili se envolve em acidente de trânsito; atleta sai ileso

Um dos destaques do Ultimate nos últimos tempos, Merab Dvalishvili passou por um susto e…

15/05/2024

Michel Pereira recebe vacina após mordida de cão em resgate no Rio Grande do Sul

Desde o começo da semana auxiliando como voluntário no resgate de vítimas das enchentes que…

15/05/2024

Darren Till estreia no boxe contra ex-campeão no evento Jake Paul vs Mike Tyson

Sem atuar desde 2022, Darren Till, finalmente, voltará a competir. O ex-lutador do UFC se…

15/05/2024

UFC Paris! Ultimate anuncia retorno à França para setembro

Paris é uma das sedes mais recentes da história do Ultimate, mas vai se firmando…

15/05/2024

Mike Tyson afirma que amigo Jake Paul terá que ‘lutar pela vida’ no ringue

Lenda do boxe, Mike Tyson, de 57 anos, se prepara para voltar a lutar em…

15/05/2024